Iniciada há quase dois anos, a novela que envolve o lançamento de inédita picape de entrada da Toyota ganha novos capítulos nesta semana. Em evento global realizado na África do Sul (país onde a marca mantém importantes operações comerciais e fabris), executivos falaram sobre as soluções de mobilidade próprias exigidas por cada região e deram pistas importantes sobre projetos em andamento.
Destaque especial para as declarações dadas por Leon Theron, vice-presidente de vendas e marketing. O executivo já havia confirmado o lançamento de versões híbridas para Hilux e SW4 e deu detalhes agora sobre os planos que envolvem o desenvolvimento de uma picape inédita. Ao que tudo indica, será uma caminhonete de entrada e posicionada abaixo da própria Hilux.
Nesse sentido, a inédita picape manteria os principais atributos da irmã, como durabilidade e resistência, mas seria oferecida com preços bem mais acessíveis. A construção do tipo carroceria sobre chassi seria mantida, mas o porte seria ligeiramente inferior ao da Hilux. Toda produção seria concentrada na planta sul-africana de Durban, que está sendo posicionada como 'fábrica-mãe' da Toyota para toda a África.
Outra informação importante acrescentada por Theron é que a inédita picape seria "uma solução para o mercado africano". A fala confirma o argumento inicial do executivo sobre a necessidade de soluções de mobilidade próprias para a África do Sul e outros países do continente, com diferenças em relação aos caminhos seguidos por outras regiões globais. O lançamento é aguardado para 2024 ou 2025.
Peugeot Pick Up vendida exclusivamente na África
Tomando como base a declaração sobre "solução africana", a estratégia já é explorada pela concorrência na região. A Peugeot, por exemplo, vende a Landtrek em mercados globais e comercializa especificamente na África o modelo Pick-Up (feito em parceria com a chinesa Dongfeng e baseado na plataforma da Nissan Frontier de 1997).
Além da novidade anunciada por executivos da África do Sul, rumores indicam que a Toyota trabalha em outra picape - e esta sim terá alcance internacional. Terá construção monobloco e tomará como base a plataforma do RAV4 de próxima geração. Ao que tudo indica, está sendo pensada para rivalizar com outras caminhonetes do tipo, como Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz, e terá foco comercial voltado para a América do Norte.
Fonte: CarMag
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida