A Ford apresentou a Ranger de quinta geração no final de 2021 globalmente, enquanto a versão esportiva estreou no início de 2022. Enquanto a nova geração já foi exibida no Brasil e deve estrear no segundo semestre, os mercados da América do Norte tiveram seu lançamento oficial nesta semana. Por lá a nova geração da picape estreou como linha 2024
A nova Ford Ranger de lá é bastante semelhante aos modelos globais por dentro e por fora. No entanto, muda bastante a mecânica. A Ranger Raptor, por exemplo, usa uma variante do motor 3.0 V6 biturbo EcoBoost a gasolina da Ford, assim como a variante global, mas produz muito mais potência na picape destinada aos EUA. O trem de força produz 410 cavalos de potência e 59,4 de torque. O motor é combinado com a transmissão automática SelectShift de 10 velocidades e é a única caixa de câmbio disponível na nova linha da Ranger.
O motor de entrada da Ranger 2024 nos EUA é o EcoBoost de 2.3 turbo a gasolina de 4 cilindros. Lá, entrega com 274 cv e 42,8 kgfm de torque. A Ford oferecerá a picape com o EcoBoost V6 intermediário 2.7 a gasolina, já compartilhado naquele país com F-150 e o Bronco. Neste caso entrega 319 cv e 55,3 kgfm de torque.
Para o Brasil, a Ranger 2024, espera-se que a Ford ofereça ao menos uma opção a diesel, como faz em outros mercados fora dos EUA. Por aqui, é aguardado um propulsor V6 turbodiesel que, no exterior, tem 250 cv e 61,2 kgfm de torque. Sua transmissão é composta pelo câmbio automático de 10 marchas e tração 4x4 com reduzida.
A variante Raptor da nova Ford Ranger 2024 estadunidense conta com um avançado sistema de tração nas quatro rodas e uma caixa de transferência com reduzida controlada eletronicamente com bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro. Rodas de 17 polegadas envoltas em pneus de uso misto se escondem sob os para-lamas alargados da picape com aberturas funcionais.
Os modos de condução da Raptor - Normal, Reboque, Sport, Slippery, Off-Road, Rock Crawl e Baja - alteram o desempenho dos amortecedores ajustáveis da Fox. Os modos também alteram o motor, a transmissão, a calibração do ABS, o controle de tração, a direção e o acelerador. As várias opções alteram até mesmo o painel de instrumentos e a tela da central multimídia. A picape também apresenta um sistema de escapamento de válvula ativa com configurações Quiet, Normal, Sport e Baja.
A Ranger estará disponível em quatro versões: XL, XLT, Lariat e Raptor. A XL terá grade preta, barra da grade e contorno da grade. XLT e Lariat se destacam com detalhes em cinza na barra e no contorno da grade, com a Ford oferecendo as duas versões com uma atualização cromada opcional. As rodas de 17 polegadas são de série na XL e XLT, e a Ranger Lariat tem rodas de 18 polegadas.
Os clientes podem começar a encomendar a Ranger 2024 e a Ranger Raptor a partir do final de maio nos EUA. O preço da nova Ford Ranger 2024 nos EUA partem de US$ 34.160 (170.116), com a versão Raptor, a mais cara da linha, chegando US$ 56.960 (R$ 283.660). Para o Brasil, os preços da nova geração podem passar dos R$ 330 na versão mais completa Limited.
Fonte: Ford
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