A Fiat comemora nesta semana feito histórico importante alcançado pelo sedã Cronos: a produção da unidade de número 300 mil. O modelo foi apresentado oficialmente em 2018 e tem montagem concentrada na fábrica de Ferreyra, em Córdoba, na Argentina. De lá, atende o mercado doméstico e é exportado para diversos países da América do Sul, especialmente o Brasil.

De todo o volume produzido até hoje, mais de 150 mil unidades tiveram como destino o mercado brasileiro. Por aqui, o Cronos é vendido nas versões 1.0, Drive 1.0, Drive 1.3 MT, Drive 1.3 CVT e Precision 1.3 CVT. O pacote S-Design é opcional. Sob o capô, como sugere o portfólio, são oferecidos motores 1.0 Firefly de até 77 cv e 10,9 kgfm, e 1.3 Firefly com até 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque.

Fiat Cronos Drive 1.0 2023 (Teste)

Na Argentina, o gosto pelo Cronos é tão grande que o sedã lidera o mercado local há nada menos que 34 meses consecutivos. Só em 2022, por exemplo, foram aproximadamente 38 mil unidades vendidas por lá. Na história local da Fiat, é o veículo mais produzido pela empresa no país, superando o clássico 600 (294 mil unidades produzidas em 22 anos).

Na fábrica de Córdoba, o modelo se destaca por contar com aproximadamente 48% de conteúdo local - índice considerado alto para os padrões argentinos. Na prática, ostenta o título de veículo com mais integração de componentes nacionais do país.

“O Fiat Cronos continua a somar marcos que nos enchem de orgulho: alcançou a produção da unidade n° 300.000 após seu lançamento 5 anos atrás, e durante abril se consagrou novamente como o veículo mais vendido após 34 meses consecutivos, o que representa uma performance comercial histórica para a Stellantis Argentina. Parabéns a esta grande equipa da Fiat pela sua inesgotável paixão, profissionalismo e estratégia", disse Martín Zuppi, presidente da Fiat local.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com