Nos próximos meses, veremos uma briga bastante esperada no Brasil. As norte-americanas Ram e Ford reproduzirão uma briga que já acontece em seu país de origem por aqui, com a Ford F-150 e a Ram 1500 Limited. Em comum, seu porte, motor V8 a gasolina, muita tecnologia e preços acima dos R$ 500 mil.
Ambas estavam expostas no Agrishow e criaram bastante curiosidade. Enquanto a Ford F-150 Platinum já está nas lojas, a Ram 1500 Limited será apresentada nas próximas semanas. Mas como cada uma se sai em quesitos como motor, porte, equipamentos, caçamba e capacidade de reboque? Lembrando que os números da Ram ainda não são os oficiais para o Brasil, mas pouco deve mudar quando chegar aos concessionários.
Ambas as picapes apostam em motores V8 a gasolina que já conhecemos. Na Ford F-150, o 5.0 Coyote que já roda no Mustang, mas na picape calibrado para render 405 cv e 56,7 kgfm de torque. O câmbio automático de 10 marchas se acopla a um sistema de tração 4x4 com reduzida e seletor de modos de condução, seja para uso no asfalto ou na terra. Há um modo de distribuição automática.
A Ram 1500 Limited tem um motor de concepção um pouco mais antiga, mas ainda com bons números. O 5.7 Hemi tem 400 cv, pouco menos que a F-150, mas os mesmos 56,7 kgfm de torque - nos Estados Unidos, ele recebe sistema híbrido-leve de 48 volts, mas não confirmado para o Brasil até o momento. Sua transmissão é composta por um câmbio automático de 8 marchas com tração 4x4 com reduzida.
Ambas não negam que são grandes. Já estão posicionadas acima das picapes médias tão tradicionais no mercado brasileiro para atrair justamente um cliente que quer algo a mais. A Ram é maior em comprimento, mas a Ford F-150 leva vantagem nas demais medidas - porém, a suspensão a ar da Ram a leva aos 2.023 mm de altura no modo mais alto. Veja a tabela comparativa abaixo.
FORD F-150 PLATINUM | RAM 1500 LIMITED | |
COMPRIMENTO | 5.884 mm | 5.916 mm |
LARGURA | 2.089 mm | 2.084 mm |
ALTURA | 1.962 mm | 1.926 mm |
ENTRE-EIXOS | 3.694 mm | 3.672 mm |
Como já falamos aqui, o forte dessas picapes não é levar peso na caçamba. Mas em volume, ambas levam uma boa capacidade, apesar de abaixo de 1 tonelada. Por outro lado, a capacidade de reboque acima das 3 toneladas é feita para levar trailers pesados, por exemplo. Na tabela abaixo, uma comparação entre as duas - os números da Ram são os divulgados nos EUA, ainda não confirmados para o Brasil.
FORD F-150 PLATINUM | RAM 1500 LIMITED | |
COMPRIMENTO | 1.700 mm | 1.711 mm |
LARGURA | 1.520 mm | 1.687 mm |
CAPACIDADE EM LITROS | 1.370 litros | 1.526 litros |
CAPACIDADE EM KG | 681 kg | 816 kg |
CAPACIDADE DE REBOQUE | 3.515 kg | 3.674 kg |
A Ford F-150 Platinum custa R$ 509.990. A Ram 1500 Limited está prevista para algo na faixa dos R$ 506.000, já que pode custar cerca de R$ 50 mil a mais que a 1500 Rebel. A lista de equipamentos de ambas é bem parecida, com painel digital, sistema de som assinado e pacote completo de assistentes de condução. A Ram 1500 Limited deverá bater com a sua suspensão a ar, head-up display e banco traseiro reclinável, mas poderá dever algumas coisas da F-150, como a escada para a caçamba.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford F-150 2025 perde o curioso teclado numérico das portas
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Ford F-150 2025 reestilizada entra em pré-venda por R$ 519.990 e mantém V8
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Nova Ford F-150 2025 aparece na Expointer antes do lançamento
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Nova Ford F-150 Raptor é lançada na Argentina e Brasil entra na lista