A Ram não deve demorar muito mais para apresentar a sua picape média nacional. Durante a feira Agrishow, executivos da marca disseram que farão uma apresentação em breve para falar sobre os detalhes da produção em Goiana (PE). E, considerando a frequência com que os protótipos são vistos pelas ruas, a caminhonete está praticamente pronta.
Mais um flagra em Goianinha (RN), a 170 km de Goiana (PE) onde será fabricada, mostra que o seu processo de desenvolvimento segue a todo o vapor. Dessa vez, ao menos três unidades da picape nacional da Ram foram avistadas durante uma parada em um posto de gasolina. Elas ainda exibiam a mesma quantidade de camuflagens de flagras anteriores.
Em um vídeo de teaser revelado na última semana, a Ram deu mais detalhes da motorização que acompanhará sua nova picape nacional. É um propulsor 2.0 turbo a gasolina com 4 cilindros em linha. Já visto no Jeep Wrangler, tem 16 válvulas com duplo comando variável e injeção direta de combustível. Ainda não se sabe se ele será transformado em flex para o mercado brasileiro. No entanto, no modelo da Jeep com gasolina já entrega 272 cv de potência 5.250 rpm e 40,8 kgfm de torque a 3.000 rpm. Apesar de os dados específicos para a picape da Ram ainda não terem sido divulgados, a marca já afirmou que será a picape mais rápida produzida no Brasil.
No entanto, como a picape nacional da Ram utiliza a base Small Wide 4x4, a mesma de modelos como Fiat Toro e Jeep Commander, o sistema de transmissão deverá ser diferente. Por aqui, a novidade deve adotar um câmbio automático de 9 marchas e um sistema de tração integral, como os irmãos de plataforma. O Jeep Renegade, por exemplo, já oferece tração nas quatro rodas em associação ao motor 1.3 turbo flex. Ou seja, não será necessário optar por um motor a diesel para se ter tração total.
Até o momento, os rumores dão conta de que a nova picape Ram terá quatro versões: Big Horn, Laramie, R/T e Rebel. A Big Horn é a variante básica e que buscará os clientes que querem uma caminhonete para carga. Na linha normal da Ram, costuma ser a segunda opção mais barata, acima da Tradesman. Por este posicionamento, deve perder alguns equipamentos para ficar mais acessível e ter um preço próximo das outras picapes médias – que hoje partem de R$ 250 mil.
A versão seguinte seria a Laramie, nome bem conhecido e usado também por 2500 e 3500, que já começa a trazer mais equipamentos para ficar alinhada com o posicionamento normal da Ram de ser uma opção mais premium entre as picapes. Adotaria acabamento em couro marrom e peças cromadas no exterior.
Para quem quer uma pegada mais esportiva, a Ram apostará em uma versão R/T, resgatando o nome que foi usado pela Dakota no Brasil, usando itens escurecidos como faróis e lanternas, saída dupla de escapamento e pneus de asfalto de série. Parte destes detalhes em preto serão compartilhados pela versão Rebel, que seguiria a ideia vista na Ram 1500 Rebel.
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