Criada em 2007 como divisão de preparação esportiva da Toyota, a Gazoo Racing (GR) deverá passar por importante processo de ampliação em um futuro breve. Prova disso veio do próprio chefe da marca, que em entrevista recente deu detalhes importantes sobre os planos em curso e os projetos que serão implementados nos próximos anos.
Recém-nomeado CEO da Toyota, Koji Sato disse à revista britânica Autocar que a GR continuará recebendo investimentos mesmo diante do foco dado pela empresa aos EVs e que ganhará importantes novidades no portfólio. "A GR terá espaço no futuro e talvez possamos até ampliá-la", disse. Sato continuou dizendo que Akio Toyoda - ex-CEO e agora presidente da montadora - "tem muito mais tempo para desenvolver carros" para a divisão (fundada, inclusive, por ele).
Naturalmente, o executo não quis falar sobre quais novidades estão sendo desenvolvidas. Atualmente, o portfólio da empresa conta com nomes como GR Yaris, GR Corolla, GR 86 e GR Supra. Além disso, há preparações específicas para modelos como Corolla sedã, Hilux, SW4 e Corolla Cross (estes todos vendidos no Brasil).
Para os próximos anos, especulações apontam para chegada ao mercado de inédito esportivo compacto de motor central. Tudo indica que o modelo chegará para suceder o saudoso MR2 (produzido por três gerações entre os anos de 1984 e 2007) e adotará a conhecida plataforma modular TNGA (Toyota New Global Architecture). A base é moderna e considerada flexível o suficiente para acomodar o arranjo de motor central pretendido para o modelo.
Toyota MR2 1989
Rumores indicam que terá peso de apenas 1.000 quilos e medidas ligeiramente superiores às do MR2 de última geração. Ou seja, 4.200 milímetros de comprimento, 1.720 mm de largura e 1.220 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.550 mm. O desenvolvimento do motor está sendo tocado pela Suzuki, enquanto o conjunto de suspensão dianteira será adaptado do Yaris (versão vendida na Europa e no Japão, sem relação com o modelo brasileiro).
Há quem aposte ainda que o modelo será elétrico para rivalizar com MG Cyberster e a próxima geração Porsche Boxster/Cayman, além do sucessor EV do Alpine A110.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida