Criada em 2007 como divisão de preparação esportiva da Toyota, a Gazoo Racing (GR) deverá passar por importante processo de ampliação em um futuro breve. Prova disso veio do próprio chefe da marca, que em entrevista recente deu detalhes importantes sobre os planos em curso e os projetos que serão implementados nos próximos anos.
Recém-nomeado CEO da Toyota, Koji Sato disse à revista britânica Autocar que a GR continuará recebendo investimentos mesmo diante do foco dado pela empresa aos EVs e que ganhará importantes novidades no portfólio. "A GR terá espaço no futuro e talvez possamos até ampliá-la", disse. Sato continuou dizendo que Akio Toyoda - ex-CEO e agora presidente da montadora - "tem muito mais tempo para desenvolver carros" para a divisão (fundada, inclusive, por ele).
Naturalmente, o executo não quis falar sobre quais novidades estão sendo desenvolvidas. Atualmente, o portfólio da empresa conta com nomes como GR Yaris, GR Corolla, GR 86 e GR Supra. Além disso, há preparações específicas para modelos como Corolla sedã, Hilux, SW4 e Corolla Cross (estes todos vendidos no Brasil).
Para os próximos anos, especulações apontam para chegada ao mercado de inédito esportivo compacto de motor central. Tudo indica que o modelo chegará para suceder o saudoso MR2 (produzido por três gerações entre os anos de 1984 e 2007) e adotará a conhecida plataforma modular TNGA (Toyota New Global Architecture). A base é moderna e considerada flexível o suficiente para acomodar o arranjo de motor central pretendido para o modelo.
Toyota MR2 1989
Rumores indicam que terá peso de apenas 1.000 quilos e medidas ligeiramente superiores às do MR2 de última geração. Ou seja, 4.200 milímetros de comprimento, 1.720 mm de largura e 1.220 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.550 mm. O desenvolvimento do motor está sendo tocado pela Suzuki, enquanto o conjunto de suspensão dianteira será adaptado do Yaris (versão vendida na Europa e no Japão, sem relação com o modelo brasileiro).
Há quem aposte ainda que o modelo será elétrico para rivalizar com MG Cyberster e a próxima geração Porsche Boxster/Cayman, além do sucessor EV do Alpine A110.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'