Após semanas seguidas de flagras, projeções e teasers, a Peugeot finalmente oficializa nesta quinta-feira (4) o lançamento o reestilizado 2008 2024. O modelo estreia primeiramente na Europa e incorpora mudanças típicas de meia-vida, recebendo retoques no visual e atualizações no pacote tecnológico. A boa notícia é que a estreia está programada também para o Brasil e não apenas na versão elétrica, como acontece hoje.
Como previsto, o facelift deixou o 2008 com design ainda mais arrojado e agora alinhado aos mais recentes lançamentos da Peugeot. Nesse sentido, a grade ficou mais estilosa e com detalhes inspirados no desenho do recém-renovado 508. Os faróis também foram revistos e ganharam novo arranjo interno de luzes. Logo abaixo, os LEDs diurnos verticais agora são triplos e conferem agressividade na composição do conjunto.
Outras novidades em relação ao exterior incluem rodas de 16 a 18 polegadas remodeladas e carroceria pintada na cor Selenium Grey (novidade na linha). A versão GT, das fotos, conta de série com pintura em dois tons (teto contrastante). Independentemente da cor, todos os 2008 contam com capas dos retrovisores na cor preta.
Na cabine, o 2008 2024 conta com central multimídia com tela de 10 polegadas nas versões mais caras e 7 polegadas nos acabamentos mais em conta. Também nos modelos de topo (Allure e GT) é destaque o quadro de instrumentos digital de 10 polegadas recém-projetado, que no GT também vem com efeito 3D. Nas demais os mostradores são analógicos tradicionais. Há ainda manoplas de câmbio redesenhadas.
No modelo elétrico E-2008, o motor elétrico agora entrega 158 cv (aumento de 15%) e a bateria foi de 50 para 54 kWh, o que aumentou a autonomia no padrão WLTP de 345 km para 406 km.
No início de 2024, será adicionada ao portfólio versão híbrida com propulsor elétrico, motor a gasolina de 136 cv e câmbio de 6 marchas com dupla embreagem. A promessa é entregar números de consumo 15% melhores na comparação com conjuntos tradicionais sem eletrificação.
A gama conta ainda com propulsores 1.2 turbo de 100 cv e 130 cv, além de 1.5 turbodiesel de iguais 130 cv. Dependendo do caso, o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 relações.
Por aqui, a chegada do 2008 de segunda geração está praticamente certa e deverá acontecer já com o modelo reestilizado. Após anos de mercado, a antiga geração será descontinuada em Porto Real (RJ) e a nova linhagem passará a ser produzida na fábrica de El Palomar, na Argentina, ao lado do irmão 208.
Hoje temos apenas o elétrico E-2008 à venda, importado da Europa e com oferta de nicho. O 2008 tradicional terá motores térmicos, provavelmente os conhecidos 1.0 e 1.3 turbo do grupo Stellantis. O lançamento nacional deverá acontecer no fim do ano ou, no máximo, início de 2024.
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