Para o Brasil, o mercado de veículos comerciais e pesados pensa bastante no produtor rural. Aproveitando a Agrishow, a VW Caminhões apresentou algumas novidades focadas nesse consumidor, como o Delivery com tração 4x4, o único na sua categoria, e o Constellation com sistema autônomo de operação.
Começando pelo Constellation, é um 31.280 com tração 8x4, um modelo já bastante utilizado em colheitas. Para esse serviço, recebeu bitolas mais largas (com 2,4 ou 3 metros), algo importante no campo para não prejudicar o solo e nem danificar o que já está plantado, bloqueio de diferencial longitudinal ou transversal e, com o sistema da Vamos, pode ser operado de forma autônoma, com um operador no interior apenas por segurança, mas tudo controlado por computador e GPS, aumentando a precisão no serviço com a colheitadeira.
O Volkswagen Delivery 11.180 é um caminhão menor, que vemos bastante de sua família em grandes centros pelo seu porte. Ele recebe alguns itens de segurança, como o assistente de partida em rampas e os controles de tração de estabilidade. E esta versão 4x4 é uma exclusividade no segmento, com bloqueio de diferencial entre os eixos, ângulo de entrada e saída elevados e a caixa reduzida.
Ambos são grandes apostas da marca, que é líder entre caminhões. Nos últimos anos, investiram na renovação de sua linha e inovações, como o e-Delivery, um caminhão 100% elétrico desenvolvido e produzido no Brasil. A família Delivery conta com 8 versões, a Constellation com 15 e a Meteor com mais 2. Há a divisão de caminhões, com 7 novos produtos neste tempo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Scania na Fenatran: novidades vão do “mochilão” ao caminhão curinga
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Mercedes-Benz mostrará na Fenatran o Accelo com cara nova e mais versões
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW lança o Constellation 20.480, seu 1º 4x2 com motor de 13 litros
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
John Deere apresenta novidades para 2025, incluindo pulverizadores