Agrishow: Iveco mostra S-Way movido a GNV que chega no final do ano
Caminhão pesado ganhará variante com motor de 460 cv e que promete rodar por até 1.600 km
Lançado no Brasil em 2022, quando a produção em Sete Lagoas (MG) foi iniciada, o Iveco S-Way ganhará uma novidade ainda em 2023, com a adição de uma versão com motor movido a gás natural e biometano, como parte do programa da marca para desenvolver veículos com combustíveis alternativos. O S-Way GNV foi mostrado ao público durante a Agrishow, maior feira agrícola da América Latina, e será lançado no último trimestre do ano.
Nesta versão, o Iveco S-Way utilizará o mesmo motor FPT Cursor 13, de 12,9O litros e seis cilindros em linha. São 460 cv e 203,9 kgfm de torque e a atuonomia pode chegar a 1.600 km para trechos de longa distância. A fabricante estima que esta variante reduz a emissão de CO2 em 95% ao utilizar biometano, enquanto a redução de NO2 gerados é 90% menor do que no diesel. No total, 99% menos particulas são emitidas na comparação com o diesel.
O uso do GNV faz parte da linha Natural Power da Iveco, que já conta com mais modelos na América Latina, como os caminhões Tector GNC e Stralis NP 460, ou a van Daily Hi-Matic, todos produzidos na Argentina. No ano passado, a marca começou a fazer também o Iveco Bus GNV no país vizinho. No caso do Brasil, a primeira novidade foi o caminhão Hi-Way NG 6x2 600S46T, utilizando o mesmo motor que estará agora no S-Way.
Utilizar o biometano será uma forma de descarbonizar o caminhão ao invés de seguir para a eletrificação. Feito com resíduos da produção de cana, é um combustível mais sustentável e que emite pouco CO2. Além disso, é uma solução mais barata, sem a necessidade de equipar o veículo com um conjunto de baterias, que teria que ser enorme para entregar energia o suficiente para que o tenha uma boa autonomia.
A chegada do S-Way GNV ajudará a complementar o portfólio do caminhão, que logo tornou-se um dos principais produtos da Iveco no Brasil. Conta com equipamentos como faróis de LED, assistente de permanência em faixa, ar-condicionado digital, multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital de 7 polegadas e até controle de cruzeiro. O lançamento está confirmado para o último trimestre de 2023.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 14:16 Volvo 240 (1974-1993): Uma lenda sueca sobre rodas
- 11:15 Novo Bentley Continental GT será híbrido com mais de 770 cv com V8
- 10:00 Veja como é o novo motor de 8 cilindros para motos da GWM
- 09:00 Quem é quem: os logotipos das novas marcas chinesas (Parte 2)
- 08:01 Projeção: Mercedes-Benz Classe C elétrico será lançado em 2025 sem o nome EQ
- 15:23 Volkswagen e Renault desistem de parceria para carro elétrico barato
- 11:02 Semana Motor1.com: S10 e T-Cross 2025, BYD lança a Shark e mais
- 10:00 Aston Martin quer fazer um SUV off-road para brigar com Land Rover Defender
Sobre este artigo
Categoria |