O maior mercado europeu registrou crescimento nas vendas de veículos novos pelo 2º mês seguido. Com 281.361 unidades comercializadas em março de acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, a alta em relação ao mesmo período de 2022 foi de 16,6%. O acumulado, de 666.818 unidades, já é quase 7% superior.
A Volkswagen (49.894) manteve uma confortável liderança entre as montadoras e cresceu quase 2 pontos percentuais de participação no período. A Mercedes-Benz (28.108), vice, garantiu pelo menos 10% de market share pelo 3º mês consecutivo. Preferida por 27.699 consumidores, a Audi manteve o 3º lugar dos últimos dois meses. A Ford, com 11.498 unidades, foi a única do top 10 com desempenho pior do que há um ano (-11%).
POS. |
MARCA |
MAR.2023 |
% MERCADO 2023 |
MAR.2022 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VOLKSWAGEN |
49.894 |
17,7% |
38.543 |
16,0% |
29,5% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
28.108 |
10,0% |
20.360 |
8,4% |
38,1% |
3º |
AUDI |
27.699 |
9,8% |
21.752 |
9,0% |
27,3% |
4º |
BMW |
21.246 |
7,6% |
19.804 |
8,2% |
7,3% |
5º |
SKODA |
16.040 |
5,7% |
12.249 |
5,1% |
30,9% |
6º |
OPEL |
13.317 |
4,7% |
11.808 |
4,9% |
12,8% |
7º |
SEAT |
11.715 |
4,2% |
11.188 |
4,6% |
4,7% |
8º |
FORD |
11.498 |
4,1% |
12.942 |
5,4% |
-11,2% |
9º |
HYUNDAI |
9.687 |
3,4% |
9.529 |
3,9% |
1,7% |
10º |
TESLA |
8.703 |
3,1% |
8.045 |
3,3% |
8,2% |
11º |
FIAT |
8.190 |
2,9% |
8.055 |
3,3% |
1,7% |
12º |
TOYOTA |
6.655 |
2,4% |
7.028 |
2,9% |
-5,3% |
13º |
KIA |
6.371 |
2,3% |
6.838 |
2,8% |
-6,8% |
14º |
RENAULT |
6.100 |
2,2% |
8.074 |
3,3% |
-24,4% |
15º |
DACIA |
5.931 |
2,1% |
4.530 |
1,9% |
30,9% |
16º |
MAZDA |
5.791 |
2,1% |
5.084 |
2,1% |
13,9% |
17º |
MINI |
5.113 |
1,8% |
3.815 |
1,6% |
34,0% |
18º |
PEUGEOT |
4.879 |
1,7% |
3.747 |
1,6% |
30,2% |
19º |
NISSAN |
4.590 |
1,6% |
2.864 |
1,2% |
60,3% |
20º |
VOLVO |
4.281 |
1,5% |
3.086 |
1,3% |
38,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
TOTAL |
281.361 |
100,0% |
241.330 |
100,0% |
16,6% |
|
ACUMULADO |
666.818 |
100,0% |
625.954 |
100,0% |
6,5% |
No ranking de modelos, um SUV comandou as ações. Com 7.524 unidades, menos de 300 unidades à frente do Golf (7.253) – líder em janeiro e fevereiro -, o VW T-Roc assegurou sua 3ª vitória no mercado local (as outras foram em outubro/21 e em agosto/22). Com o Tiguan (6.010) em 3º, a Volkswagen voltou a comandar o pódio.
Vice em fevereiro, o Tesla Model Y (5.701) garantiu sua 4ª presença seguida no top 5. Em situação oposta, o Model 3 (2.560) registrou a maior retração dentre os cinquenta mais vendidos (-54%). Na disputa entre os sedãs de marcas premium, Mercedes-Benz Classe C (4.583) e Audi A4 (4.328) cresceram e garantiram lugar no top 10, enquanto o BMW Série 3 (3.228), em baixa (-4,2%), foi apenas o 17º.
POS. |
MODELO |
MAR.2023 |
% MERCADO 2023 |
MAR.2022 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VW T-ROC |
7.524 |
2,7% |
3.331 |
1,4% |
125,9% |
2º |
VW GOLF |
7.253 |
2,6% |
7.564 |
3,1% |
-4,1% |
3º |
VW TIGUAN |
6.010 |
2,1% |
5.254 |
2,2% |
14,4% |
4º |
TESLA MODEL Y |
5.701 |
2,0% |
2.529 |
1,0% |
125,4% |
5º |
OPEL CORSA |
5.123 |
1,8% |
3.112 |
1,3% |
64,6% |
6º |
MINI |
5.113 |
1,8% |
3.815 |
1,6% |
34,0% |
7º |
SKODA OCTAVIA |
4.970 |
1,8% |
1.173 |
0,5% |
323,7% |
8º |
MERCEDES CLASSE C |
4.583 |
1,6% |
3.308 |
1,4% |
38,5% |
9º |
FIAT 500 |
4.384 |
1,6% |
4.318 |
1,8% |
1,5% |
10º |
AUDI A4 |
4.328 |
1,5% |
3.313 |
1,4% |
30,6% |
11º |
VW PASSAT |
4.041 |
1,4% |
3.649 |
1,5% |
10,7% |
12º |
MERCEDES GLC |
3.855 |
1,4% |
2.806 |
1,2% |
37,4% |
13º |
VW TRANSPORTER |
3.442 |
1,2% |
3.779 |
1,6% |
-8,9% |
14º |
BMW X1 |
3.367 |
1,2% |
2.084 |
0,9% |
61,6% |
15º |
AUDI A6 |
3.312 |
1,2% |
2.716 |
1,1% |
21,9% |
16º |
AUDI Q3 |
3.236 |
1,2% |
2.355 |
1,0% |
37,4% |
17º |
BMW SÉRIE 3 |
3.228 |
1,1% |
3.371 |
1,4% |
-4,2% |
18º |
VW ID.4 |
3.212 |
1,1% |
1.026 |
0,4% |
213,1% |
19º |
AUDI A3 |
3.208 |
1,1% |
3.858 |
1,6% |
-16,8% |
20º |
VW POLO |
3.109 |
1,1% |
1.856 |
0,8% |
67,5% |
21º |
NISSAN QASHQAI |
2.987 |
1,1% |
1.341 |
0,6% |
122,7% |
22º |
VW T-CROSS |
2.987 |
1,1% |
2.969 |
1,2% |
0,6% |
23º |
AUDI Q5 |
2.911 |
1,0% |
1.936 |
0,8% |
50,4% |
24º |
SEAT FORMENTOR |
2.869 |
1,0% |
4.552 |
1,9% |
-37,0% |
25º |
FIAT DUCATO |
2.791 |
1,0% |
3.367 |
1,4% |
-17,1% |
26º |
FORD FOCUS |
2.788 |
1,0% |
1.895 |
0,8% |
47,1% |
27º |
AUDI A1 |
2.660 |
0,9% |
1.036 |
0,4% |
156,8% |
28º |
MERCEDES CLASSE A |
2.636 |
0,9% |
1.605 |
0,7% |
64,2% |
29º |
MERCEDES CLASSE E |
2.594 |
0,9% |
2.607 |
1,1% |
-0,5% |
30º |
VW ID.3 |
2.582 |
0,9% |
681 |
0,3% |
279,1% |
31º |
TESLA MODEL 3 |
2.560 |
0,9% |
5.516 |
2,3% |
-53,6% |
32º |
BMW SÉRIE 5 |
2.541 |
0,9% |
1.557 |
0,6% |
63,2% |
33º |
OPEL MOKKA |
2.516 |
0,9% |
2.665 |
1,1% |
-5,6% |
34º |
HYUNDAI KONA |
2.431 |
0,9% |
2.634 |
1,1% |
-7,7% |
35º |
TOYOTA YARIS |
2.357 |
0,8% |
2.409 |
1,0% |
-2,2% |
36º |
MERCEDES GLA |
2.326 |
0,8% |
1.195 |
0,5% |
94,6% |
37º |
VW TAIGO |
2.302 |
0,8% |
1.423 |
0,6% |
61,8% |
38º |
SKODA KODIAQ |
2.259 |
0,8% |
1.731 |
0,7% |
30,5% |
39º |
BMW SÉRIE 4 |
2.257 |
0,8% |
1.557 |
0,6% |
45,0% |
40º |
BMW SÉRIE 2 |
2.155 |
0,8% |
1.140 |
0,5% |
89,0% |
41º |
DACIA DUSTER |
2.142 |
0,8% |
1.392 |
0,6% |
53,9% |
42º |
KIA CEED |
2.129 |
0,8% |
2.528 |
1,0% |
-15,8% |
43º |
FORD TRANSIT |
2.121 |
0,8% |
2.599 |
1,1% |
-18,4% |
44º |
SEAT LEON |
2.101 |
0,7% |
2.104 |
0,9% |
-0,1% |
45º |
DACIA SANDERO |
2.064 |
0,7% |
1.768 |
0,7% |
16,7% |
46º |
SKODA KAROQ |
2.021 |
0,7% |
2.437 |
1,0% |
-17,1% |
47º |
SEAT ATECA |
1.986 |
0,7% |
1.192 |
0,5% |
66,6% |
48º |
AUDI Q2 |
1.979 |
0,7% |
1.475 |
0,6% |
34,2% |
49º |
MERCEDES GLB |
1.908 |
0,7% |
851 |
0,4% |
124,2% |
50º |
BMW SÉRIE 1 |
1.885 |
0,7% |
1.255 |
0,5% |
50,2% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta