Novo BMW Série 5 não será polêmico como o Série 7 e estreará em maio
Nova geração adianta detalhes em teasers e será apresentada por completo dia 24 do próximo mês
Depois de aproximadamente seis anos de mercado sem grandes mudanças, o BMW Série 5 caminha para logo mais trocar totalmente de geração. A nova linhagem, conhecida internamente pelo código G90, já está praticamente pronta para ser revelada e tem até data de estreia certa: dia 24 de maio. A variante elétrica i5 também será apresentada e promete números animadores de autonomia e eficiência.
O design ainda segue bem guardado, mas ensaio fotográfico revelado pela própria BMW com protótipos camuflados já adianta detalhes importantes. O principal deles diz respeito à identidade estética adotada, que não será a mesma do Série 7 ou do SUV XM. Ao contrário destes, de desenho exótico e bastante ousado, o Série 5 evoluirá sobre o estilo atual e dispensará qualquer tipo de ruptura estética.
Galeria: Novo BMW i5 2024 - Protótipo
As linhas naturalmente ficarão mais dinâmicas e arrojadas, mas sem fugir do tradicional e esperado historicamente para o modelo. Na dianteira, a grade dupla horizontal em formato de rim será ligeiramente ampliada na comparação com a geração atual, mas sem exageros ou abusos. No geral, a peça ficará mais elaborada e deverá se aproximar do estilo do reestilizado Série 3.
Já nos acabamentos M Sports, haverá dose extra de esportividade com rodas maiores, sistema de freios M, suspensão rebaixada e detalhes pintados em preto brilhante. O design do sedã também vai influenciar o estilo da carroceria Touring, que voltará ao portfólio nesta nova geração e desde já vem sendo bastante aguardada como rival da Audi RS6 Avant.
Na mecânica, o destaque ficará por conta da plataforma CLAR, que oferecerá suporte para versões híbridas, gasolina e diesel (também com seis cilindros). Na versão M5 (que também virá na carroceria Touring) marcará presença o motor V8 4.4 biturbo eletrificado já visto no XM, com potência na casa dos 750 cv.
Entre os eletrificados, o híbrido M560e, com motor 3.0 de 6 cilindros, entregará entre 550 cv e 600 cv. Finalmente, o i5 elétrico estará disponível em várias configurações com até 600 cv.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Novo BMW Série 5 plug-in híbrido faz até 28,6 km/l e chega por R$ 574.950
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BMW confirma Série 5 a combustão e M3 CS no Brasil ainda em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Primeiras impressões BMW i5 M60: sem apagão elétrico no futuro