Ford moderniza fábrica da Ranger para redefinir o segmento de picapes
Fábrica de Pacheco na Argentina recebeu investimento de US$ 600 milhões para modernização e ampliar a produção da nova Ranger
Com um grande investimento, a Ford modernizou boa parte da fábrica de Pacheco, na Argentina, para a produção da nova Ranger. Com lançamento confirmado para o Brasil no segundo semestre, a nova geração da picape eleva o nível em termos de produto e também de processos produtivos.
Motor1.com foi até o país vizinho para ver de perto as novidades da unidade que já iniciou os testes de produção da nova geração da picape com unidades pré-série. Enquanto a nova não chega, quem se beneficia da renovação praticamente que completa da linha é a atual Ranger, ainda em linha.
Fábrica da Ford em Pacheco - Argentina
Para a produção da nova geração, que muda completamente, foi necessário atualizar todos os com processos de fabricação, agora dentro do conceito de indústria 4.0, para atingir um novo padrão de qualidade.
"A Nova Ranger é resultado de um investimento de US$ 660 milhões, aplicado em grande parte na transformação completa da planta de Pacheco, para se equiparar às fábricas mais modernas da Ford no mundo, não só em termos de qualidade e eficiência mas também de ergonomia para os operadores. A sustentabilidade também foi prioridade com utilização de energia 100% renovável”, diz Martin Galdeano, presidente da Ford Argentina.
Fábrica de 1º mundo
Raramente uma montadora abre as portas de sua fábrica para mostrar a evolução de uma unidade industrial como a Ford fez. Construída em uma área com mais de 1 milhão de metros quadrados, a planta compreende todas as etapas do processo de manufatura, incluindo estamparia, carroceria, pintura e montagem final, além de uma unidade de motores e áreas administrativas.
Surpreendentemente, tivemos acesso à parte "nova e a antiga". A transformação da unidade ampliou a linha de montagem final em duas vezes e meia maior, recebeu o total de 2 quilômetros de novos transportadores aéreos automáticos, autônomos, conectados e controlados sem fio. Na área de Estamparia chamou a atenção a nova linha de prensas de alta velocidade, quatro vezes mais rápida e com prensas com capacidade de até 2.500 toneladas – foi neste momento que tivemos contato com as prensas antigas, ainda em operação, desconectadas e bem mais lentas.
A fábrica de Pacheco também ganhou 318 novos robôs, o que amplia para 95% os pontos de solda da carroceria automaticamente, com mais precisão e qualidade na aplicação da solda. Na área da Pintura, a Ford utiliza tecnologia de tinta com alto teor de sólidos, que entrega melhor qualidade no acabamento e maior resistência, e também um novo armazém inteligente de sequenciamento de cabines.
A conclusão da produção nas linhas ganham o reforço da inteligência artificial, com mais de 1.000 câmeras e sensores que monitoram em tempo real diversas configurações eletrônicas e de montagem das picapes. Embora a nova Ranger não estivesse na linha de montagem, foi possível ver partes de sistemas de escaneamento 3D para o controle dimensional de peças dispositivos inteligentes para configuração e teste dos mais de 50 módulos eletrônicos da picape.
Todo o investimento, além de elevar a qualidade de produção, também ampliará em volume significativo a capacidade anual. De acordo com a Ford, a renovada fábrica de Pacheco será capaz de produzir até 110.000 veículos por ano, um crescimento de 70%.
Nova Ranger eleva o padrão do segmento
Vimos ao vivo rapidamente, mas não muito próximo, a nova geração da Ranger. A impressão é que a picape ficou bem mais imponente e moderna. O novo visual a deixa muito próxima da irmã maior e líder de vendas nos Estados Unidos, a F-150, e isso fará a diferença nas ruas.
Dentro da fábrica estavam duas unidades, uma azul e outra em um tom vermelho alaranjado, ostentando belas rodas de liga-leve e a sutil indicação do motor V6 nos paralamas dianteiros. A Ford não permitiu fazer fotos das picapes, mas podemos adiantar que são idênticas às que já conhecemos na Europa.
Nova Ford Ranger 2024
Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul, destacou qual é a ambição da Ford com a nova Ranger: "A nova geração vem para redefinir o segmento. A Ranger produzida hoje é a picape com o maior conteúdo tecnológico embarcado e a nova geração vai muito além disso. A nova fábrica traz um padrão de qualidade que surpreenderá os consumidores e será um importante diferencial competitivo".
Vale lembrar que a Volkswagen, por meio de uma nova parceria global, tinha a oportunidade de produzir a nova geração da Amarok - já disponível na Europa - na mesma unidade de Pacheco. Por motivos não revelados pelas partes, a montadora alemã optou por apenas atualizar a atual geração e mantê-la em linha por mais uma década. Estratégias à parte, será bem difícil a picape alemã se mostrar uma opção à altura da nova geração do modelo da Ford.
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