page ad skin

"Volkswagen que decidiu não fazer nova Amarok na Argentina", afirma Ford

Apesar da produção conjunta na África do Sul, divisão da VW na América do Sul foi contra produzir a picape junto com a Ranger no país

Amarok e Ranger

Quando Ford e Volkswagen anunciaram a parceria para desenvolver veículos comerciais juntas (que depois foi ampliada também para elétricos), o principal projeto seria a criação das novas gerações de Ford Ranger e Volkswagen Amarok. O projeto inicial era produzir ambas na Argentina, compartilhando a linha de produção em Pacheco, complexo que foi criado na época da extinta Autolatina e foi dividido após o fim da joint venture das duas empresas.

Porém, os planos mudaram completamente. Durante uma apresentação na fábrica argentina, jornalistas perguntaram à Ford sobre a razão pela qual a nova geração da Volkswagen Amarok não será feita nas linhas de montagem em Pacheco. Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford na América do Sul, respondeu de forma bem clara:

- Por que a Volkswagen não irá produzir a nova Amarok na fábrica de Pacheco, levando em conta que vai fazê-la em outra planta da Ford, na África do Sul?

- Foi uma decisão da Volkswagen.

Esta resposta reviveu um pouco da novela que durou quatro anos. Em janeiro de 2019, o chamado “Projeto Cyclone” foi anunciado, como uma aliança entre as duas fabricantes para compartilhar plataformas e tecnologias. A Ford ficaria responsável por desenvolver e fabricar picapes e vans para a Volkswagen, baseadas na Ranger e Transit; enquanto a VW compartilharia sua tecnologia para carros elétricos. E ambas trabalhariam juntas no desenvolvimento de tecnologias para carros autônomos.

O projeto avançou bem no âmbito global, tanto que a própria Volkswagen admitiu que a Amarok só recebeu uma nova geração por causa da parceria. Porém, depois de diversas reuniões com a Ford na Argentina, o então presidente da Volkswagen na região, Pablo Di Si, decidiu cancelar a colaboração por aqui. “No caso da Argentina, o projeto não foi aceito por uma das partes”, admitiu Di Si. Ficou claro que era uma decisão dele, pois pouco depois, anunciou que a Amarok argentina receberá uma reestilização em 2024, para sobreviver por mais 10 anos.

Nos bastidores, como apurado por Motor1.com Argentina, existia um ressentimento entre as operações da Ford e da Volkswagen no país, que vem desde o fim da Autolatina. O time da VW teria se posicionado contra transferir a produção para a Ford, perdendo um dos dois modelos fabricados por lá. Além disso, a Amarok ainda é vista como uma conquista do país. Tanto é que fornecedores e funcionários comemoraram o anúncio da reestilização da primeira geração.

Volkswagen Amarok Panamericana

A decisão de Di Si foi local, sem afetar o resto do mundo, tanto é que a nova Amarok já iniciou a produção na África do Sul para atender os mercados africano e europeu. As duas picapes são bem mais modernas, com mais tecnologia, equpamentos de segurança e uma plataforma pronta para a eletrificação em um futuro próximo. E isso deverá causar um mal-estar para a Volkswagen quando a nova geração da Ranger chegar ao país no segundo semestre deste ano.

Motor1.com Argentina aproveitou a situação para perguntar à Golfarb se existia uma chance da Ford iniciar a produção da Amarok, caso a Volkswagen mude de ideia em algum momento. O executivo foi bem claro e acabou com qualquer possibilidade disto acontecer:

- Vamos supor que, amanhã, seus vizinhos da Volkswagen liguem para a Ford e peçam para fazer a nova Amarok junto com a Ranger. Qual seria a sua resposta?

- Não.

Assim, a Volkswagen terá que se virar com a Amarok atual. Tudo indica que a reestilização prevista para o ano que vem terá inspiração no modelo global e ainda deve receber mais alguns equipamentos. Porém, com os planos da nova Ranger e também da próxima Toyota Hilux terem versões híbridas, a Volkswagen pode ter que importar a picape da África do Sul para não perder a chance de eletrificar o segmento.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários