Pouco mais de um ano se passou desde a estreia do Maserati Grecale, o SUV de tamanho médio da Trident, disponível tanto com motores a gasolina quanto com uma versão Folgore, a versão 100% elétrica. Esta última está entre as estrelas do Salão de Xangai 2023, onde desembarcou juntamente com todos os detalhes técnicos até então desconhecidos.

De fato, se já conhecíamos a plataforma - o Giorgio de origem Alfa Romeo, adaptado para abrigar as baterias - o estilo e pouco mais, com sua estreia no evento chinês o  cartão de identidade do Grecale Folgore está completo.

A mais poderosa

Vamos começar com o motor. Ou melhor, com os motores. O Maserati Grecale Folgore tem dois motores, um para cada eixo, com 205 kWh cada um para um total de 410 kW, ou 557 cv, o que o torna o mais potente com com 27 cv a mais do que o Trofeo. O torque chega a 820 Nm (83 kgfm). Os números oficiais falam de 220 km/h de velocidade máxima e 4,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Nada mal para um SUV de quase 2,5 toneladas.

Maserati Grecale Folgore

Maserati Grecale Folgore

Os motores são alimentados por uma bateria de 105 kWh, recarregável até uma potência máxima de 150 kW. Desta forma, ele vai de 20 a 80% de capacidade em 29 minutos, ganhando 100 km de autonomia em 9 minutos. No total, a autonomia declarada é de 500 km, calculada de acordo com o ciclo WLTP.

Bateria Maserati Grecale Folgore

Disposição da bateria no Maserati Grecale Folgore

Falando em baterias: como já vimos, elas são instaladas sob o piso em toda a largura, sem uma configuração em "T" como, por exemplo, no MC20 Folgore.

Maserati Grecale Folgore

Maserati Grecale Folgore, a parte traseira

Existem então quatro modos de condução dedicados ao SUV elétrico Maserati: Max Range, GT, Sport, Offroad, a ser ativado através do seletor no volante. Modos que mudam a resposta do motor, configuração (os amortecedores de ar são padrão), direção e muito mais. O modo Max Range - ativado automaticamente quando a capacidade da bateria cai abaixo de 16 por cento - limita a velocidade máxima a 130 km/h e a potência do ar condicionado para maximizar o alcance.

Visual

Por falar em estética, o Maserati Grecale Folgore difere do resto da gama em alguns detalhes. Certamente, o mais evidente é a falta de escapamento, mas também rodas com design aerodinâmico (tamanhos de 19 a 21 polegadas), inserções pretas brilhantes na grade e detalhes em cor de cobre participam da caracterização estética.

Maserati Grecale Folgore

Maserati Grecale Folgore, rodas aerodinâmicas

21356 - Maserati Grecale Folgore

Maserati Grecale Folgore, grade em preto brilhante

No cockpit, o ambiente é o do Grecale com motores térmicos, com a adição da inscrição "Folgore" no painel de instrumentos e bancos esportivos e outros elementos estofados em um material especial ecologicamente correto (chamado Econyl).

Maserati Grecale Folgore interni

Maserati Grecale Folgore, o interior

O restante permanece inalterado: instrumentação digital de 12,3 polegadas, monitor central de 12,3 polegadas e monitor inferior de 8,8 polegadas, visor frontal, assistente de voz, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, luzes ambiente e assim por diante. Além disso, existe o aplicativo Maserati Charge, através do qual se pode gerenciar o pré-condicionamento da bateria, o pré-condicionamento da cabine e planejar viagens, prevendo paradas para recarregar as baterias.

Maserati Grecale Folgore

Comprimento e entre-eixos 4,86 metri
Largura 1,94 metri
Altura 1,65 metri
Peso 2.480 kg
Capacidades 535 litri
Motor elétrico 2 elettrici - uno per asse
Potência e torque 410 kW
Torque máximo 810 Nm
Velocidade Máxima 220 km/h
Aceleração 4,1"
Suspensão Integrale
Autonomia elétrica 500 km
Bateria 105 kWh
Envie seu flagra! flagra@motor1.com