Flagra: anti-Pulse da Renault roda com carroceria final e chega em 2024

Pelo porte, será mais um rival do Fiat como modelo compacto

Flagra mostra novo SUV dia Renault rodando com carroceria definitiva Flagra mostra novo SUV dia Renault rodando com carroceria definitiva

A Renault já confirmou que sua estratégia para o mercado brasileiro focará mais em SUVs e modelos com maior rentabilidade do que em carros de baixo custo e alto volume. E, para isso, a empresa deve apresentar um novo SUV até 2024 que já vinha sido testado desde o ano passado usando a carroceria do Dacia Stepway europeu de nova geração que não é vendido aqui.

Mas o mistério está começando a se revelar. O perfil Gessner Motors divulgou nas redes sociais um vídeo e algumas imagens deste novo SUV da Renault para 2024, que pode adotar nomes como Stepway, Clio ou um outro totalmente inédito. A novidade agora é que o protótipo flagrado em testes já estava utilizando a sua carroceria pela primeira vez, indicando que o projeto continua avançando.

Dessa forma, estamos olhando pela primeira vez o que deve ser este novo utilitário esportivo da Renault, esperado para 2024. A julgar pelas imagens, a novidade terá um porte similar ao do Fiat Pulse e um pouco maior que do atual Stepway, último representante da família por aqui aqui desde que o Sandero foi descontinuado. Ou seja, será um SUV compacto de entrada.

As imagens da dianteira não estão muito boas, mas é possível ver um conjunto de faróis divididos e altos, com luzes de neblina das pontas do parachoque. O centro da grade está bem coberto, mas já dá pra ver que ao menos o emblema da Renault será bem grande e invadirá o capô, seguindo a linha que a marca vem utilizando na Europa também.

O perfil lateral deixa escapar os apliques plásticos que se estendem desde a caixa de roda dianteira até a traseira, interligadas pela peça abaixo das portas. Há disfarces na linha de cintura abaixo das janelas, indicando que o carro terá alguma linha mais marcante nesta área, já que o restante da lateral aparenta ser bem simples.

A traseira é onde temos uma boa visão da carroceria definitiva. Começando pelo aerofólio traseiro marcando a linha de teto, enquanto a janela posterior tem um limpador minúsculo. As lanternas estão em formato de C e são vazadas, o que pode ser percebido pelo relevo a partir do centro das peças. Elas invadem ainda o tampão do porta-malas, que terá mais um linha marcada abaixo do emblema da marca. A placa fica instalada no parachoque.

O que mais sabemos sobre o SUV da Renault?

A Renault já confirmou que produzirá um novo SUV com base na plataforma CMF-B em sua fábrica em São José dos Pinhais (PR). Esse novo carro já circula em testes e a unidade acima é a primeira que vimos rodando em formato definitivo. O mais curioso é que a Renault estaria até pensando em batizar seu novo SUV de entrada como Clio, ideia que a marca já tinha para o sucessor do Sandero, se não tivesse desistido da nova geração do hatchback.

Posicionado abaixo do Duster, o novo SUV “anti-Pulse” da Renault deverá fazer sua estreia em 2023, ou mesmo talvez em 2024 por conta da falta de componentes que afeta a indústria global. O que se sabe é que, quando o novo pequeno SUV chegar, ele vai aposentar o Stepway vendido atualmente.

Quanto à motorização, o protótipo também testa um novo motor 1.0 turbo. Chamado no exterior de TCe 90, é uma derivação do 1.0 SCe que já temos produção no Brasil, aspirado. Se seguir o que está no Stepway europeu, não terá injeção direta, mas com variador de fase em comandos de admissão e escape, turbo de baixa inércia, bomba de óleo variável, revestimento em pistões e camisas e outros itens modernos para eficiência energética. 

Na Europa, o TCe 90 tem 91 cv e 16,3 kgfm, com gasolina. Esses números serão melhorados para o futuro SUV da Renault, principalmente com o uso de etanol. Como referência, o 1.0 turbo da Chevrolet, também sem injeção direta, possui 116 cv e 16,3/16,8 kgfm de torque, algo que podemos esperar para este novo motor Renault. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com