A nova geração do Renault Duster tem sido vista em testes desde o final de março, prevista para ser lançada na Europa no final deste ano. Os protótipos já inspiraram algumas projeções de como deve ser o seu design e Motor1.com decidiu mostrar a sua própria visão do SUV feito pela Dacia, divisão romena da Renault que sempre é responsável por desenvolver o utilitário. Será um carro bem diferente do ano, buscando encontrar a linha entre um carro acessível e um mais refinado.

Como a própria Renault já havia dito, o novo Duster será obviamente inspirado no conceito Bigster, cuja identidade de design tem sido adotada por mais modelos da Dacia na Europa. Comparando com as projeções anteriores, a nossa visão tem caixas de rodas mais musculosas, rodas maiores e uma frente mais robusta. As maçanetas das portas traseiras estão escondidas nas colunas C e a grade na frente conta com elementos iluminados, embora ainda não tenham sido confirmados para o modelo de produção.

Falando no conceito Bigster, ele também terá uma versão de produção, posicionada acima do Duster como o primeiro SUV médio criado pela Dacia – e que terá uma versão Renault na América Latina. Será um utilitário de quase 4,6 metros de comprimento, o que dá espaço para que o novo Duster também fique um pouco maior no futuro. Isto significa que a cabine deve ficar mais confortável e ainda mais espaçosa.

Construído com a plataforma CMF-B, o novo Duster terá mais mudanças, como um porta-malas de maior capacidade, aproveitando a modularidade da arquitetura. O principal motivo para a troca rápida de geração é que a nova arquitetura permitirá que o SUV receba motores eletrificados, para que atenda as normas de emissões Euro 7. A motorização mais cotada é a 1.6 híbrida de 140 cv, usada pela minivan Dacia Jogger e que faz 20,4 km/l. Utilizaria um segundo motor elétrico para mover as rodas traseiras, assim contando com um sistema de tração nas quatro rodas.

Dacia Duster 2024 em testes

Mesmo que inicie as vendas na Europa no início de 2024, o novo Renault Duster deve levar mais alguns anos para chegar ao Brasil. O modelo atual foi lançado em 2020, então tem apenas 3 anos de mercado e ainda não recebeu uma reestilização, o que deve acontecer somente em 2024. Enquanto isso, a fabricante francesa lançará os elétricos Megane E-Tech e Kangoo E-Tech neste ano, e ainda deve apresentar um inédito SUV de entrada que será produzido em São José dos Pinhais (PR).


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com