O lançamento da inédita picape média nacional da Ram pode estar se aproximando. Os flagras que anteriormente mostravam pouco, estão começando a revelar cada vez mais dessa novidade que brigará diretamente com modelos como as conhecidas Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.
Imagens divulgadas pelos colegas do BF///MS mostraram um dos protótipo já com a carroceria definitiva rodando nas estradas situadas na divisa entre os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. Vale lembrar que essa nova picape média da Ram será fabricada em Goiana, em Pernambuco, de onde já saem hoje Fiat Toro, Jeep Renegade, Jeep Compass e Jeep Commander.
A novidade agora é que esta unidade da Ram, que pode se chamar Rampage, foi flagrada sem nenhuma camuflagem para os faróis e lanternas. Ou seja, as peças que vocês estão olhando já são as definitivas. Nas duas pontas da picape, os faróis e lanternas remetem bastante aos outros produtos de porte grande da marca, mas em uma escala menor.
Já se sabe que a nova picape da Ram será baseada na arquitetura Small Wide 4x4, a mesma usada pelos Jeeps produzidos em Pernambuco, assim como a Fiat Toro. Flagras anteriores mostram que terá uma suspensão independente com molas helicoidais, algo compartilhado com a picape da Fiat, possivelmente mudando a calibração. Também contará com freios a disco nas quatro rodas.
Porém, a Stellantis fez um bom trabalhando ao adaptar a Small Wide 4x4, pois o resultado lembra bem mais os produtos da Ram do que os produzidos pelas demais marcas do grupo com a mesma plataforma. Isso ainda inclui itens como o formato da grade frontal, o recorte do tampão traseiro e, em menor proporção, o formado dos paralamas alargados.
É especulado que o lançamento dessa nova picape da Ram aconteça ainda neste segundo trimestre. Quanto aos preços, sabendo que ela será posicionada abaixo da 1500 Classic, terá que custar menos que os R$ 349.990 cobrados pelo modelo maior. Tudo dependerá ser a Ram quer ter volume e se não se importará em canibralizar a futura Fiat Landtrek, outra picape média que estreará também este ano. Suas rivais, como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger têm preços na casa dos R$ 250 mil nas versões mais baratas de cabine dupla.
Para diferenciar-se no segmento das picapes médias, a fabricante apostará em um pacote tecnológico bem completo. Espera-se itens como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, painel de instrumentos digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e outros. O pessoal da página FCA Fan Brazil aponta que a versão topo de linha ainda trará capota rígida retrátil e estribo elétrico.
Já quanto à motorização, está praticamente certo que a picape média da Ram virá equipada com o 2.0 turbodiesel que a Stellantis utiliza na Fiat Toro e nos Jeep Compass e Commander. Terá 170 cv e 38,7 kgfm, combinado a um câmbio automático de 9 marchas e com tração integral permanente, que tem um modo de marcha reduzida e bloqueio do diferencial traseiro.
Uma opção flex ou a gasolina não estaria totalmente excluída ainda. Existem diversas especulações apontando para o 2.0 Turbo da família Global Medium Engine (GME). É um motor que já aparece no Brasil sob o capô do Wrangler e entrega 272 cv e 40,8 kgfm. No caso da picape, falam sobre uma preparação para funcionar também com etanol e que a potência seria reduzida para algo em torno de 260 cv. Algumas aplicações deste motor usam um câmbio automático de 8 marchas, como é o caso do Wrangler, mas há quem diga que terá uma caixa de 9 posições.
Fonte: BF///MS
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