Nesta edição do Semana Motor1.com tivemos praticamente de tudo. Projeções e lançamentos em países vizinhos adiantando o futuro para o Brasil, lançamentos de modelos e versões e até despedidas oficiais. Uma projeção antecipou como deve ficar o visual do novo Renault Duster, que mudará de plataforma pela primeira vez desde seu lançamento.
Por outro lado, com a produção encerrada desde outubro de 2022, o Renault Sandero finalmente saiu do site da marca e encerrou sua carreira no Brasil. A Mitsubishi ainda apresentou uma série especial para a L200 Triton, enquanto a Fiat atualizou o a Ducato para a linha 2023. Por último, o Ford Territory renovado, aguardado para o Brasil, começou a ser vendido na Argentina.
Flagrada recentemente em testes, a nova geração do Renault Duster acaba de ter detalhes do design antecipados em projeção. A inspiração estética virá do conceito Bigster, o que reforçará o aspecto parrudo e robusto característico do Duster. Nesta nova geração, a promessa é de reformulação total e implementação das maiores mudanças técnicas e dinâmicas já vistas na história do Duster.
O SUV finalmente mudará de plataforma, utilizando a CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Ela é mais moderna e tem melhor construção, além de permitir a eletrificação do Duster. A nova geração também trará outro ineditismo na história da Dacia, que vende o Duster na Europa: será o primeiro modelo da marca desde a década de 1960 a ser equipado com freio a disco no eixo traseiro. O carro deve estrear no Velho Continente até o final do ano.
Após anunciar o seu fim em outubro passado, o Renault Sandero finalmente encerra oficialmente sua carreira no Brasil, com o esgotamento do estoque remanescente. O hatch sobrevive, de certa forma, com o Stepway, por ser baseado no compacto, mas sem utilizar o nome “Sandero” desde 2017. Juntamente com o fim da produção, o Stepway ganhou uma versão como motor 1.0 para ocupar a lacuna deixada pelo hatchback.
A saída do Renault Sandero não foi nenhuma surpresa e a própria fabricante havia comentado em 2021, quando anunciou sua nova estratégia Renaulution. A meta da marca francesa é deixar de lado os segmentos de grande volume para focar em carros mais caros, refinados e lucrativos. O Sandero despontava desta estratégia, por ser um modelo de baixo custo desenvolvido pela Dacia.
A versão Savana já é oferecida para a L200 Triton. Agora a Mitsubishi passa a oferecer o nome, ainda que como série especial, para a L200 Triton Sport mais nova. Quem quiser a novidade terá que desembolsar R$ 309.990, o que a coloca como uma versão abaixo da mais completa da picape.
Entre as alterações estão cores mais chamativas, rodas de aço, pneus todo-terreno, snorkel, rack de teto, estribos laterais e protetor de caçamba, entre outros. O motor ainda é o mesmo 2.4 turbodiesel de 190 cv de potência atrelado a um câmbio automático de 6 marchas. A tração também é 4x4.
Depois de ser apresentada na Europa, a nova Fiat Ducato finalmente começa a ser vendida no Brasil com o visual atualizado. O veículo comercial da marca agora chega importado da Itália e preços variando entre R$ 245.990 e R$ 329.990. Há opções furgão, furgão com janelas e de passageiros, mas a configuração chassi-cabine deixou de ser oferecida.
As mudanças visuais são na dianteira com novo farol e parachoque. A grande alteração está no motor que equipa a Ducato 2023. Todas as versões serão equipadas com um 2.2 turbodiesel com comando de válvulas acionado por correia. Ele entrega 140 cv de potência e 34,7 kgfm de torque. São 10 cv e 2 kgfm a mais que o anterior.
O novo Ford Territory, basicamente o Equator Sport chinês, já foi flagrado rodando em testes no Brasil. Enquanto a novidade não chega por aqui, o SUV começou a ser vendido na Argentina nesta semana. Ele é oferecido por lá em duas configurações: SEL e Titanium. Cada uma custa 12.676.000 pesos e 14.690.000, respectivamente. Em conversão direta, fica entre R$ 306.868 e R$ 355.624.
As duas versões já saem dotadas de um motor 1.8 turbo a gasolina com potência de 190 cv e 32,6 kgfm de torque. O câmbio é automático de 7 marchas, com tração dianteira. A versão mais cara já pode trazer renagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal, assistente de mudança de faixa, farol alto automático e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, entre outros.
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