O Volkswagen Virtus produzido na Índia foi recentemente submetido aos testes de colisão do Global NCAP e obteve resultados bastante animadores. De acordo com relatório divulgado pela entidade, o sedã alcançou pontuação máxima de 5 estrelas tanto na projeção para adultos quanto para crianças. O irmão Skoda Slavia - produzido sobre a mesma plataforma - repetiu o bom resultado.
As provas, vale lembrar, foram realizadas tomando como base os mais recentes protocolos do Global NCAP. Agora, é avaliada a proteção contra impacto frontal e lateral para todos os modelos testados, bem como o funcionamento do controle eletrônico de estabilidade (ESC), a proteção para pedestres e realizadas provas de impacto lateral. O veículo precisa obter bom desempenho em todas essas etapas para receber classificação máxima de 5 estrelas.
Tanto o Virtus quanto o Slavia alcançaram 29,71 pontos de um total de 34 possíveis nos testes de proteção para ocupantes adultos. A pontuação é apenas 0,07 pontos maior do que o resultado dos SUVs Taigun e Kushaq, testados recentemente e feitos sobre a mesma base. A proteção oferecida para cabeça e pescoço do motorista e do passageiro também foi classificada como boa. No entanto, a proteção para peito foi considerada apenas adequada.
Mecanicamente, Virtus e Slavia são vendidos na Índia com duas opções de motorização: 1.0 TSI e 1.5 TSI, ambas movidas a gasolina. O primeiro motor entrega 115 cv de potência e 17,8 kgfm de torque, sendo associado ao câmbio manual ou automático de 6 marchas. O segundo, por sua vez, desenvolve 150 cv e 25,5 kgfm, podendo ser acoplado à transmissão manual de 6 marchas ou automatizada DSG de 7 velocidades e dupla embreagem.
A produção será concentrada na fábrica de Pune, estado de Maharashtra, com pelo menos 95% do conteúdo oriundos de fornecedores locais. Os SUVs Taigun (versão local do T-Cross) e Kushaq também são feitos na mesma unidade. No mercado local, os sedãs enfrentam rivais como Honda City, Hyundai Verna e Suzuki Ciaz.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
México: VW Virtus entra no Top 5 em julho, mas perde para Versa
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Novas gerações de T-Cross e Virtus terão plataforma maior herdada do Golf 7
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Semana Motor1.com: BYD vai pra cima do Corolla, picape da VW e mais
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Volkswagen Virtus terá reforço com produção no Paraná a partir de 2025