A Ferrari, nas palavras de seu CEO Benedetto Vigna, está muito feliz com a proposta de isentar os carros à combustão que sejam abastecidos com combustível sintético da proibição de vendas da Comissão Européia a partir de 1 de julho de 2035.

Vigna, em um evento organizado pela Reuters, acrescentou que a possível isenção dará à Ferrari "maior liberdade em seu esquema de produção". O executivo número um de Maranello também disse que espera que o preço dos combustíveis sintéticos caia à medida que os carros se desenvolvam nos próximos anos, mas reiterou o desejo da Ferrari de se ater aos planos de eletrificação já estabelecidos.

CEO da Ferrari

Benedetto Vigna, CEO da Ferrari

Primeira Ferrari elétrica, "um carro único"

Falando precisamente sobre a primeira Ferrari elétrica, o executivo italiano fez uma rápida menção ao modelo esperado em 2025:

"Será um carro único, mas manter o segredo sobre a primeira Ferrari elétrica é parte da receita".

Ferrari 296 GTS 2022

Ferrari 296 GTS, híbrido plug-in

Como lembrete, a linha de modelos da Ferrari, que já inclui dois híbridos plug-in como a SF90 Stradale e a 296 GTB, será composta por 80% de carros elétricos e híbridos e 20% de carros "tradicionais" com motores à combustão.

As boas-vindas da Porsche

A apreciação expressa pela Ferrari sobre a hipótese de um "resgate" de carros esportivos movidos a gasolina após 2035 se soma àquela expressa pelo Grupo Volkswagen, que descreve os combustíveis sintéticos como úteis para veículos com baixos números de produção, como o Porsche 911.

Comparativo: Audi R8 V10 vs. Porsche 911 Turbo S no Circuito Panamericano

Porsche 911 Turbo S

Em uma declaração, o gigante automotivo alemão disse:

"Vemos os combustíveis sintéticos como uma adição útil à frota existente de motores à combustão e para aplicações especiais. Os combustíveis sintéticos produzidos com a ajuda de energia renovável são uma contribuição para a mobilidade sustentável. O acordo dá aos fabricantes e, sobretudo, aos consumidores uma perspectiva clara de planejamento".

O Grupo Volkswagen também declara sua intenção de cumprir seu compromisso com a eletrificação, o que levará o grupo alemão a vender mais de 50% de carros elétricos até 2030.

volkswagen-id.2all

Volkswagen ID.2All

Como lembrete, o principal impulso do Grupo Volkswagen em direção aos combustíveis sintéticos vem da Porsche AG, que já investiu 100 milhões de dólares na produção deste tipo de combustível, começando com a planta piloto chilena em Haru Oni construída com a HIF Global e a colaboração da Enel Green Power, ENAP, Siemens Energy, Gasco e ExxonMobil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com