Veículos equipados com Apple CarPlay e Android Auto têm virado regra no portfólio de praticamente todas grandes montadoras do mercado ultimamente. Na General Motors, porém, esse padrão deverá mudar a partir dos próximos lançamentos. Isso porque a empresa abrirá mão dos recursos tradicionais para adotar inédito software desenvolvido internamente.
Batizado de Ultifi, o sistema está sendo desenvolvido em parceria com o Google e será usado por todos os novos carros elétricos lançados pelo grupo. O primeiro modelo a adotar o recurso será o Chevrolet Blazer EV no final deste ano. Na sequência, o software integrará o pacote de equipamentos do Equinox EV, GMC Sierra EV e Cadillac Celestiq.
A mudança, vale lembrar, não acontecerá de maneira imediata. Em um comunicado à imprensa, a GM promete que a conexão Apple CarPlay e Android Auto continuará em veículos movidos a combustão, bem como nos EVs atualmente disponíveis. Além disso, será mantida no Silverado EV 2024. Apenas EVs novos, a partir do Blazer, contarão com a novidade.
A GM afirma que os futuros sistemas avançados de assistência ao motorista serão melhor implementados usando software próprio. Como exemplos, a empresa cita funções de navegação mais avançadas compatíveis com Super Cruise e Ultra Cruise. A GM afirma ainda que o sistema será facilmente atualizável para novos recursos, tanto da própria montadora quanto de empresas terceirizadas.
Como mencionado, a retirada do Apple CarPlay e do Android Auto só se aplica a veículos elétricos. Até o momento, não ficou claro se modelos elétricos e de combustão terão diferentes sistemas de assistência ao motorista. Porta-voz confirmou ao Motor1.com que não haverá diferenças em relação à funcionalidade do Super Cruise ou Ultra Cruise entre esses dois segmentos no futuro.
A GM também enfatiza que a conectividade Bluetooth sem fio para chamadas, mensagens e música ainda estará disponível. O que fica no ar é a possibilidade de que a empresa passe a adotar a estratégia de assinatura para algumas funções. Em entrevista recente, o diretor digital da GM, Edward Kummer, disse: "acreditamos que há oportunidades de receita de assinatura para nós". A conferir.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Hyundai e GM podem passar a desenvolver novos carros em conjunto
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
GM anuncia R$ 5,5 bi e estreará seus híbridos flex em 2025