page ad skin

Primeiro carro elétrico da Lamborghini será um esportivo, não um SUV

Poderia ser um rival do Porsche 911 elétrico da próxima geração

Lamborghini Asterion

A Lamborghini está trabalhando em seu primeiro produto totalmente elétrico, que chegará em 2028 na forma de um legítimo esportivo GT 2+2, talvez com um estilo inspirado em carros antigos como o Espada ou o conceito de Asterion 2015 mostrado acima. Além de eletrificar toda sua linha até o final do próximo ano, a Lamborghini acrescentará uma quarta linha de modelos para ajudar a empresa a atingir seu objetivo de reduzir as emissões de carbono em 80%.

Na recente estréia do Revuelto, primeiro híbrido da história da marca, conversamos com o presidente e CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, que disse que o quarto modelo cobriria um segmento ainda não atendido pela atual linha de produtos da empresa. "Vai ser um novo estilo de carroceria, porque o que falta na linha hoje é um GT 2+2, e eu acho que este seria um bom complemento para os nossos dois superesportivos e o SUV", disse o executivo. 

Galeria: Lamborghini Revuelto 2024

Em um e-mail esclarecendo a declaração do CEO, a Lamborghini disse que o carro não apresentaria a capacidade do Urus, refutando rumores de que ele seria um mero crossover. Fizemos essa primeira suposição ao ouvir, durante uma prévia da própria Lamborghini, que o primeiro carro 100% elétrico da marca teria mais praticidade no uso diário. No entanto isso significaria apenas que será um carro capaz de passar por lombadas e valetas, não percorrer circuitos fora de estrada.

O novo GT totalmente elétrico de quatro lugares pode, ao invés disso, dar à Lamborghini um rival para o rumor da próxima geração do Porsche 911 em configuração elétrica também. A novidade da Lamborghini chegaria em um momento em que a linha da marca já estará completamente eletrificada.

Lamborghini Revuelto - Foto - 2023

O Urus receberá uma atualização substancial no próximo ano que o transformará em um híbrido plug-in, e o substituto do Huracan também contará com alguma capacidade totalmente elétrica para acompanhar seu motor a combustão. E ainda há o Revuelto, substituto do Aventador, o carro-chefe que é o primeiro híbrido plug-in da Lamborghini em seus 60 anos de história.

A Lamborghini ainda não quis discutir as especificidades do projeto, mas o seu futuro GT 2+2 elétrico provavelmente trará um visual inspirado levemente pelo Revuelto, cujos elementos em forma de Y se tornarão marcas registradas das novidades da empresa a partir de agora. Este novo elétrico não seria mais rápido que o Revuelto, por exemplo, pois a Lamborghini acredita que a tecnologia de veículos a baterias ainda não é suficiente para superar os atuais supercarros à combustão ou híbridos.

Entretanto, é possível que a sofisticada tecnologia de motores de fluxo axial encontrada no eixo eletrônico frontal do Revuelto chegue ao veículo totalmente elétrico, trazendo mais densidade de potência e eficiência do que os motores de fluxo radial mais convencionais. Atualmente, somente supercarros como o próprio Revuelto, a Ferrari SF90 e o McLaren Artura possuem motores elétricos de fluxo axial.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários