A Lamborghini está trabalhando em seu primeiro produto totalmente elétrico, que chegará em 2028 na forma de um legítimo esportivo GT 2+2, talvez com um estilo inspirado em carros antigos como o Espada ou o conceito de Asterion 2015 mostrado acima. Além de eletrificar toda sua linha até o final do próximo ano, a Lamborghini acrescentará uma quarta linha de modelos para ajudar a empresa a atingir seu objetivo de reduzir as emissões de carbono em 80%.
Na recente estréia do Revuelto, primeiro híbrido da história da marca, conversamos com o presidente e CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, que disse que o quarto modelo cobriria um segmento ainda não atendido pela atual linha de produtos da empresa. "Vai ser um novo estilo de carroceria, porque o que falta na linha hoje é um GT 2+2, e eu acho que este seria um bom complemento para os nossos dois superesportivos e o SUV", disse o executivo.
Em um e-mail esclarecendo a declaração do CEO, a Lamborghini disse que o carro não apresentaria a capacidade do Urus, refutando rumores de que ele seria um mero crossover. Fizemos essa primeira suposição ao ouvir, durante uma prévia da própria Lamborghini, que o primeiro carro 100% elétrico da marca teria mais praticidade no uso diário. No entanto isso significaria apenas que será um carro capaz de passar por lombadas e valetas, não percorrer circuitos fora de estrada.
O novo GT totalmente elétrico de quatro lugares pode, ao invés disso, dar à Lamborghini um rival para o rumor da próxima geração do Porsche 911 em configuração elétrica também. A novidade da Lamborghini chegaria em um momento em que a linha da marca já estará completamente eletrificada.
O Urus receberá uma atualização substancial no próximo ano que o transformará em um híbrido plug-in, e o substituto do Huracan também contará com alguma capacidade totalmente elétrica para acompanhar seu motor a combustão. E ainda há o Revuelto, substituto do Aventador, o carro-chefe que é o primeiro híbrido plug-in da Lamborghini em seus 60 anos de história.
A Lamborghini ainda não quis discutir as especificidades do projeto, mas o seu futuro GT 2+2 elétrico provavelmente trará um visual inspirado levemente pelo Revuelto, cujos elementos em forma de Y se tornarão marcas registradas das novidades da empresa a partir de agora. Este novo elétrico não seria mais rápido que o Revuelto, por exemplo, pois a Lamborghini acredita que a tecnologia de veículos a baterias ainda não é suficiente para superar os atuais supercarros à combustão ou híbridos.
Entretanto, é possível que a sofisticada tecnologia de motores de fluxo axial encontrada no eixo eletrônico frontal do Revuelto chegue ao veículo totalmente elétrico, trazendo mais densidade de potência e eficiência do que os motores de fluxo radial mais convencionais. Atualmente, somente supercarros como o próprio Revuelto, a Ferrari SF90 e o McLaren Artura possuem motores elétricos de fluxo axial.
Fonte: Lamborghini
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