Novo Lamborghini Revuelto substitui Aventador com V12 híbrido de 1.015 cv
Supercarro tem 13 modos de acionamento, três motores elétricos, câmbio de dupla embreagem de 8 marchas e displays para o motorista e "copiloto"
Depois de pouco mais de uma década com o Aventador, eis seu sucessor: o Lamborghini Revuelto 2024. O supereportivo de dois lugares que a Lamborghini considera como o "futuro próximo" para o motor de alto desempenho. Há muita tecnologia neste novo carro, mas se você não estiver pronto para um mundo sem um Lamborghini V12, confie em nós quando dizemos que você não tem nada a temer.
Para refrescar sua memória, o coração do novo carro-chefe da Lamborghini é um novo V12 de 6,5 litros, que vem acompanhando de três motores elétricos para produzir um combinado de 1.015 cv. A potência chega nas quatro rodas através de uma nova transmissão de dupla embreagem de 8 marchas, e está disponível um modo totalmente elétrico para este híbrido plug-in (uma das treze configurações diferentes quando você conta as configurações de acionamento, bateria e regeneração). O Revuelto usa um novo chassi monocoque que, segundo Lamborghini, é o primeiro a ter uma estrutura frontal totalmente em fibra de carbono.
Mas vamos ao que interessa: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em nada menos do que 2,5 segundos, enquanto que para o supercarro italiano chegar aos 200 km/h são necessários menos de 7 segundos. Já a velocidade máxima ultrapassará os 349 km/h, segundo a Lamborghini. Caso você queira rodar silenciosamente pela cidade, você pode selecionar o modo totalmente elétrico por aproximadamente 9,6 quilômetros, desde que a bateria esteja totalmente carregada.
Porque Y
O Revuelto representa uma nova linguagem de design para a Lamborghini. Sim, há muitos ângulos selvagens e alguns elementos clássicos mantidos em sua forma, como a lâmina flutuante do Diablo nos para-lamas traseiros e a inclinação do Murcielago na parte dianteira. Olhando o Revuelto de perfil, não tem como deixar de lembrar do Aventador, mas através de tudo isso você verá um tema em "Y" recorrente. Os faróis e as lanternas têm uma estrutura em Y. As grandes entradas laterais de ar apontam para frente como uma seta, injetando novamente mais "Y" na mistura. O centro do painel no interior também incorpora uma forma em Y.
Por que todos os faróis são em Y? A Lamborghini associa isso aos modernos "elementos aeroespaciais", algo que faz mais sentido quando você olha para um caça F-35 Lightning II. Combinado com linhas angulares da carroceria e padrões hexagonais na parte traseira para as saídas de escape, o Revuelto traz uma sensação de caça furtivo. Todo o tema de aeronave também não é um acidente, tanto que a Lamborghini se refere ao piloto como piloto e passageiro como copiloto. Mas nem tudo tem a ver com o futuro. Quando o piloto e o copiloto saem do carro, eles ainda o fazem usando as portas de tesoura, pioneiros do Lamborghini Countach de 50 anos.
O projeto do Revuelto não é apenas um exercício de ficção científica. As aletas laterais atrás das rodas dianteiras são projetadas para ajudar a canalizar o ar para as entradas ao longo do côncavo da porta. Já o teto rebaixado canaliza o ar para a asa traseira, oferecendo também um pouco mais de espaço para os ocupantes no interior.
O divisor dianteiro distribui o ar para longe das rodas dianteiras, enquanto na traseira eis o difusor mais radical usado em um Lamborghini, que gera força descendente enquanto refrigera o motor. A asa traseira é do tipo ativa e se ajusta automaticamente conforme necessário para a situação, ou pode ser controlada manualmente entre três modos para a força descendente mínima ou máxima (o famoso downforce).
Em comparação com o Aventador Ultimae, a Lamborghini diz que o Revuelto é 61% mais eficiente e gera 66% mais downforce em situações de alta velocidade. Isso certamente colocará à prova seus pneus Bridgestone Potenza Sport feitos sob medida, que medem 265/35R20 na frente e 345/30R21 na parte de trás. Uma combinação de rodas maiores com 265/30R21s na frente e 355/25R22s para a traseira estão disponíveis. Se você tiver problemas para tomar decisões, provavelmente não quer ouvir falar das 400 opções de cores disponíveis para a carroceria.
Design de interiores
Como mencionado, o tema em "Y" está presente no interior, mas são as três telas digitais que se destacam. Nenhuma é grande; o motorista recebe uma leitura digital de um display 12,3 polegadas, com uma modesta tela vertical de 8,4 polegadas no meio. No entanto, o passageiro recebe uma tela estreita de 9,1 polegadas que também exibe informações vitais do veículo. Todas as três telas podem ser configuradas para compartilhar informações, com a Lamborghini enfatizando o papel do passageiro como um copiloto. Ao manusear funções como climatização, navegação via GPS ou mídia, o motorista é deixado para se concentrar na direção. Há ainda sete configurações de direção com várias subfunções, além de 13 modos à escolha.
A Lamborghini também tem o objetivo de ser mais amigável ao meio ambiente com o Revuelto. A montadora tem novos processos de fabricação de materiais que são mais eficientes. O estofamento combina várias peles com microfibras feitas de poliéster reciclado. Assim como a carroceria, há muitas opções de cores, tanto que na cabine pode-se escolher entre ao menos 70 opções.
Quando se trata de tecnologia avançada, o Revuelto soma um sistema de navegador GPS avançado, além de uma Amazon Alexa conectada para ajudar a controlar tudo através de comandos de voz. Através do aplicativo Lamborghini Unica, os proprietários podem acessar recursos como fechaduras de portas remotamente e pré-ajustar certos parâmetros de direção para monitorar caso outra pessoa seja autorizada a dirigi-lo. Caso supercarro seja furtado, um sistema de rastreamento integrado poderá ajudar a recuperá-lo.
O V12 está vivo e bem
Vamos falar do motor do Revuleto. Um V12 de 6,5 litros da Lamborghini parece familiar, mas este é um motor totalmente novo, mais leve e mais potente que seu antecessor. Sozinho, entrega 813 cv a 9.250 rpm e 73,97 kgfm de torque, tudo sem a necessidade de turbocompressores.
No lado híbrido, há dois motores elétricos para as rodas dianteiras e um terceiro motor montado dentro da nova caixa de câmbio de dupla embreagem de oito marchas (do tipo imersa no óleo), outra novidade para a Lamborghini. A transmissão é montado transversalmente atrás do motor em vez de ser na frente, dando espaço para o pequeno conjunto de baterias de 3,8 kWh - que normalmente ficam instaladas no túnel da transmissão.
A bateria é muito pequena, mas é suficiente para dar ao Revuelto um alcance somente elétrico de cerca de 9,6 km. Também é pequena o suficiente para que o motor a carregue de volta em cerca de 6 minutos. A ideia aqui é do propulsor elétrico ser um complemento de desempenho ao motor com o bônus adicional de operar livre de emissões em áreas onde as proibições de motores a combustão possam estar em vigor. Com capacidade de tração total, o Revuelto oferece 1.015 cv, ou somente 190 cv no modo 100% elétrico, com o eixo dianteiro e o motor elétrico montado na transmissão fornecendo tração nas quatro rodas com emissão zero.
Plug-in de desempenho
A Lamborghini chama o Revuelto de "veículo eletrificado de alto desempenho", trocando a sigla PHEV por HPEV. Porém, seja qual for as palavras para descrevê-lo, o Revuelto tem algum hardware intenso para ajudá-lo a andar rápido pelas curvas, assim como em linha reta. O Foremost é um novo sistema de direção do eixo traseiro, que ajuda a melhorar o comportamento em curvas e a estabilidade. A resposta é aprimorada ainda mais por meiom da estrutura rígida - além do robusto monocoque de fibra de carbono, elementos como as torres do amortecedor traseiro e o cofre do motor foram integrados em uma única peça, reduzindo peso e a complexidade.
Pela primeira vez será possível também ter um Lamborghini com vetorrização de torque elétrico. Batizado de Lamborghini Dinamica Veicolo 2.0, ela pode enviar uma potência específica para cada roda afim de melhorar o desempenho para cada situação. O sistema também pode ativar freios de forma individual para guiar o carro, mas a Lamborghini enfatiza que isso só é ativado quando é muito necessário para ajudar a preservar a eficiência e a "condução natural".
Falando em freios, além da regeneração selecionável dos freios, o Revuelto faz uso de discos de freio de carbono-cerâmica. As pinças dianteiras de dez pistões mordem em discos de 16,1 polegadas (acima das pinças de seis pistões e discos de 15,7 polegadas do Aventador Ultimae). As pinças de quatro pistões e os discos de 15,4 polegadas lidam com a frenagem na parte traseira, esta última representando um aumento de 0,4 polegada em relação ao carro-chefe anterior da Lamborghini.
No geral, o resultado é um carro com um chassi que 10% mais leve, porém 25% mais rígido. O motor é mais leve, a transmissão é mais leve, mas o Lamborghini ainda não revelou o peso total do Revuelto. Quanto a outras características técnicas, o modo Corsa continua sendo o modo de condução mais agressivo, mas agora existem submodos do Corsa como o Recharge que também dará prioridade a manter a bateria carregada. E sim, você pode desligar todos os sistemas de controle de tração e estabilidade caso tenha coragem.
A Lamborghini lançará o Revuelto próximo do final do ano como linha 2024 nos Estados Unidos, com preços a serem anunciados provavelmente ao longo deste ano. Mas dado que o Aventador custou mais de US$ 500.000 (R$ 2,56 milhões em conversão direta) quando saiu de linha início deste ano, não espere que o Revuelto custe menos do que US$ 600.000 (R$ 3,08 milhões).
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Fonte: Lamborghini
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
A pintura deste Lamborghini Revuelto é artesanal e levou 480 horas
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Quer um Lamborghini Urus? Só em 2026
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Ostentação no Instagram está acabando com a cultura automotiva