O Cayenne é um importante produto no catálogo da Porsche. Se um dia ele salvou a empresa, hoje é seu volume que dá dinheiro para o desenvolvimento de tecnologias e novos esportivos. E o SUV terá sua nova geração apresentada no dia 18 de abril, durante o Salão de Shangai. E o Motor1.com Brasil foi um dos escolhidos para conhecer, em primeira mão, o interior do novo SUV.

O novo Porsche Cayenne terá um design interior evolutivo. O que a Porsche chama de "formato de asa" será mantido, marcado pelo grande painel com as saídas de ar verticais nas extremidades. É dentro desse conjunto que vemos as principais mudanças, sendo o Cayenne o primeiro Porsche a combustão a trazer muito o que conhecemos do Taycan, o modelo 100% elétrico - e o Cayenne terá uma versão 100% elétrica após 2025. 

Porsche Cayenne 2023 - Fotos do interior

Durante a apresentação, a equipe da marca destacou que, por ser uma marca que valoriza bastante a experiência ao volante, pensou no motorista (ou piloto...) na hora de desenvolver o interior do novo Cayenne. Para começar, o volante vem do 911 e terá o seletor de modos de condução como item de série. Além do design, seus materiais são mais refinados que os utilizados hoje. 

O painel de instrumentos vem do Taycan. Totalmente digital, é uma tela de 12,6" curva com temas selecionáveis - o relógio que vai ao centro do painel também terá variações conforme o escolhido no principal. Ou seja, o Cayenne perderá o charme do conta-giros analógico do atual. Do Taycan também chega o botão de partida ao lado esquerdo do motorista e o seletor do câmbio no painel, no lado direito. 

Porsche Cayenne 2023 - Fotos do interior

Isso abriu espaço no console central, que tem mais porta-objetos e comandos do ar-condicionado maiores e mais intuitivos. Aliás, a Porsche usa diversos comandos analógicos neste novo Cayenne e diz que aprendeu bastante com o Taycan onde é aplicável telas e comandos digitais e onde é melhor manter botões físicos, mais intuitivos. Será que teremos um novo Taycan menos digital? O tempo dirá.

A tela central do sistema multimídia tem 12,3", com espelhamento sem fios para Apple CarPlay e Android Auto, e também está direcionada ao motorista. Para o passageiro, uma tela é colocada em sua frente, com 10,9", e que possuem os mesmos comandos da tela central, mas não pode ser vista pelo motorista por um material especial, evitando distrações. Já temos isso como opcional no Taycan, inclusive disponível no Brasil.

O novo Cayenne terá carregador por indução refrigerado e diversas portas USB-C de carga rápida. Também adota acabamentos de portas redesenhados, dando uma sensação de amplitude maior ao novo Cayenne. As saídas de ar também foram redesenhadas, apesar de manter o formato básico no painel. O carro por completo será apresentado nas próximas semanas. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com