Desenvolvido em 1997, o chamado THUMS (Total Human Model for Safety) da Toyota agora está na versão 7. O THUMS é um programa de software que permite a simulação e análise por computador de ferimentos causados por impactos em colisões de veículos usando virtualmente o corpo humano. O sistema foi atualizado para lidar com mudanças na postura das pessoas ao utilizar sistemas de assistência ao motorista - cada vez mais comuns nos carros modernos.
Por exemplo, a Toyota citou que quando uma pessoa está em uma posição reclinada, o corpo reage de forma diferente ao assento e aos sistemas de retenção. Mesmo sentado, a mudança de postura pode levar a efeitos significativamente diferentes no corpo da pessoa no caso de um impacto, causando vários tipos de lesões. As atualizações permitem ao THUMS prestar contas dessas mudanças, fornecendo uma previsão mais precisa das lesões que podem resultar de um acidente.
A última versão do THUMS permite simulações computadorizadas mais precisas de colisões, que ajudam no desenvolvimento de dispositivos de segurança mais eficazes, especialmente com mais carros equipados com sistemas de assistência ao motorista. O programa pode prever o impacto nos ossos, órgãos e músculos humanos, além de poder simular como as pessoas mudarão de posição e músculos ao manobrar um veículo em uma emergência, ou quando sistemas de segurança como frenagem de emergência e controle de direção entrarem em ação.
"Deve ser dada atenção especial para garantir que a pélvis permaneça no assento no momento de um acidente. Isto é crucial para evitar o "efeito submarino" em que o ocupante desliza para fora por baixo do cinto abdominal, arriscando-se a sofrer lesões abdominais. Uma boa retenção da pélvis ajuda a limitar a compressão na coluna vertebral e assim evitar lesões na coluna", disse Sabine Compigne, Gerente Técnica da Toyota's R&D Operações de Pesquisa de Segurança.
O programa THUMS já foi usado no desenvolvimento de veículos da Toyota, fora que seus benefícios podem ser aplicados a outros campos de mobilidade, como trens e aviação. Boa notícia ainda que a Toyota tem fornecido acesso livre a seu know-how desde 2021, tudo com o objetivo de ajudar a construir uma sociedade com mobilidade mais segura.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida