A Ram já deu sinais de que está preparada para eletrificação com a apresentação recente do modelo 1500 Revolution e não deve parar por aí. Segundo reportagem recente da agência de notícias Automotive News, a marca trabalha no desenvolvimento de outra picape puramente elétrica e deverá colocá-la no mercado em versão de produção antes de 2026.
Detalhes sobre o projeto ainda são limitados, mas tudo indica se tratar de um modelo menor que a própria 1500 Revolution. Nesse sentido, o objetivo da Ram será brigar diretamente com as futuras versões elétricas de Toyota Hilux/Tacoma, Ford Ranger e Nissan Frontier. A picape representará a volta da marca ao segmento de médias na América do Norte após 15 anos do fim da Dakota.
Ao que tudo indica, a nova picape não guarda parentesco com o projeto 291 desenvolvido no Brasil e que, por aqui, originará uma caminhonete tradicional com motores térmicos. O novo modelo será inédito e construído sobre a nova plataforma STLA Large do grupo Stellantis. Além disso, será uma picape elétrica dedicada e pensada desde o princípio para eletrificação total. Ou seja, desenvolvida com parâmetros dinâmicos e técnicos característicos de EVs.
A base é a mesma que será usada pelos futuros carros de passeio e SUVs das marcas Jeep, Dodge, Alfa Romeo e Maserati. A arquitetura, dependendo do modelo, é capaz de garantir até 800 km de alcance e sustentar baterias entre 101kWh e 118kWh de capacidade. Em termos de porte, a nova picape terá aproximadamente 5,40 metros de comprimento e cerca de 2 metros de largura.
O modelo foi recentemente apresentado para concessionários dos Estados Unidos (principal mercado a ser explorado) e arrancou elogios. De acordo com revendedor citado pela Automotive News, o modelo "era um conceito elétrico com uma estética semelhante à do conceito 1500 Revolution". Randy Dye, lojista da Flórida disse: "vamos voltar a esse jogo [de picapes médias]. Sem dúvida, parece uma Ram."
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
RAM 2500 e 3500 2025 ganham prévia para rodarem limpas nos testes de rua