A Hyundai acaba de oficializar na Índia o lançamento da nova geração do sedã compacto Verna. Representante da marca em um dos segmentos mais concorridos do mercado local, o modelo adota design baseado na mais recente linguagem estética sul-coreana e atualiza o pacote tecnológico com uma série de novos recursos. As vendas serão iniciadas dentro de poucas semanas, com lista de rivais que inclui VW Virtus, Suzuki Ciaz e Honda City.
Por fora, o destaque fica por conta do design de pegada futurista inspirado em lançamentos recentes, como as novas gerações de Azera e Kona e a minivan Staria. A dianteira tem como destaque faróis divididos em dois conjuntos, com enorme faixa horizontal de LED na base do capô e luzes principais logo abaixo, integradas ao desenho do para-choque. Laterais são bastante vincadas, como o Elantra, enquanto a traseira adota lanternas interligadas por faixa vermelha.
Ao todo, o Verna 2024 mede 4,53 metros de comprimento, 1,76 m de largura e 1,47 m de altura, além de distância entre-eixos de 2,67 metros. Na prática, as medidas fazendo do modelo o maior do segmento. O Virtus conta com 2,65 m de entre-eixos, enquanto o City possui 2,60 metros. Além disso, o Verna é referência na categoria em espaço no porta-malas, sendo capaz de acomodar até 528 litros.
Na cabine, destaque para o painel tecnológico e de linhas horizontalizadas. A central multimídia e o quadro de instrumentos são agrupados lado a lado em telas digitais de 10,25 polegadas cada, seguindo tendência vista em lançamentos recentes. Há materiais suaves ao toque no acabamento, iluminação ambiente com mais de 64 cores e revestimentos em preto ou bege.
A lista de equipamentos inclui ainda ar-condicionado digital, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, carregamento sem fio para celulares, controle eletrônico de estabilidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, espelho eletrocrômico, 6 airbags, freios a disco traseiros, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, assistência de subida e freio de estacionamento elétrico.
Sob o capô, são oferecidos motores 1.5 aspirado (115 cv e 14,7 kgfm de troque) e 1.5 turbo (158 cv e 25,8 kgfm), ambos a gasolina. Dependendo do caso, o câmbio pode ser manual de 6 marchas, automático do tipo CVT ou automatizado de 7 marchas e dupla embreagem.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia