Enquanto algumas montadoras lutam por lucros, a Porsche celebra um bom 2022. Na apresentação dos resultados do ano fiscal, a empresa alemã aumentou não apenas a quantidade de unidades vendidas, como o lucro gerado em cada uma desses vendidos ao redor do mundo, mesmo com o problema de abastecimento de componentes pela guerra na Ucrânia, importante país em fornecimento.
Ao redor do mundo, a Porsche entregou 309.884 unidades, um aumento de 2,6% na comparação com 2021 (301.915). Apenas em vendas, foram 37,6 bilhões de euros (R$ 211,5 bilhões na cotação atual), ou 13,6% a mais que o ano anterior. O lucro em cada unidade aumentou de 16% para 18% - em uma conta rápida, cerca de R$ 123 mil apenas de lucro em cada Porsche vendido no mundo. Em euros, cada unidade custou 121.432 euros, sendo quase 22 mil de lucro. Vale lembrar que a Porsche entrou no mercado de ações em 2022.
Com lucro operacional de 6,7 bilhões de euros (R$ 37,6 bilhões), a Porsche registrou um aumento de 27,4% em 2022. Ou seja, entregou menor unidades, mas lucrou bem mais na sua operação, reflexo também deste aumento de lucro em cada unidade. Todos os números, segundo a Porsche, são recordes históricos para a marca. “Nossos fatores de sucesso são o melhor posicionamento de preços, o forte mix de produtos, o aumento nas vendas de veículos, os efeitos cambiais e nossa rigorosa disciplina de custos”, diz Lutz Meschke, Vice-Presidente e Membro do Conselho Executivo de Finanças e TI.
E a Porsche anunciou também o plano Road to 20, que aumentará esse lucro sobre vendas para mais de 20% no longo prazo. Para isso, a marca fará mudanças na linha de produtos, sendo que já divulgou sobre as linhas elétricas para o Macan, 718 e Cayenne, além de um SUV acima deste último e a atualização de modelos atuais, como o 911. Em 2030, a meta é entregar mais de 80% de unidades totalmente elétricas.
Ainda este ano, o Cayenne terá uma atualização, principalmente com melhorias nos híbridos plug-in. O Macan elétrico deverá ser vendido em 2024, enquanto o 718 aparecerá em 2025, seguido do Cayenne 100% elétrico. Uma nova plataforma, SSP Sport, será desenvolvida.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Marcas como Aston Martin e Porsche agora têm arranha-céus. Mas por quê?