Honda trará Sahara de volta com base da Twister? Entenda
Boatos apontam para uma nova variante da aventureira com nome do passado
Globalmente, a Honda está vindo em uma onda de trazer nomes importantes de seu passado de volta. Há pouco tempo, foi apresentada a CB 750 Hornet. A esportiva sem carenagens foi logo seguida pela revelação da XL 750 Transalp, mais uma aventureira média dentro da linha internacional da marca.
Então a estratégia pode não demorar para chegar ao Brasil também. De acordo com a Infomoto, a Honda estaria trabalhando em um modelo que deve se chamar XRE 300 Sahara. O sobre nome acompanhou outra aventureira famosa da empresa no Brasil que fez sucesso nos anos 1990. A então NX 350 Sahara usava a base da XLX 350R, mas com mais carenagens, farol fixo e parabrisa.
Já o site Motoo apontou que a empresa tenta registrar o nome XRE 300 Sahara no INPI desde 2021 sem sucesso. A Honda teria entrado com um recurso no ano passado, mas o processo não teve nenhuma atualização desde então. No entanto, é um nome que a marca possui desde os anos 1990 para motos. Usá-lo novamente não deve ser difícil.
Para a moto em si, a boa notícia é que, apesar do nome, a Honda deverá finalmente aposentar o motor de 300 cilindradas da atual XRE 300. Em seu lugar seria utilizado o atual propulsor 300 encontrado na nova CB 300F Twister e que já está apto a atender aos requisitos mais recentes de emissões poluentes e ruídos.
O Infomoto apontou que ainda existe a possibilidade dessa nova Honda XRE 300 Sahara ser lançada ainda no primeiro semestre de 2023, substituindo a atual XRE 300 da mesma forma que a nova Twister entrou no lugar da antiga Twister 250 desde que começou a ser vendida no início deste ano.
A Honda ainda não se pronunciou a respeito, mas a estratégia faz sentido. Ter um propulsor exclusivo para um modelo sai mais caro do que equipá-lo em mais motos, dividindo assim seus custos de desenvolvimento. Da mesma forma que CB 300F é um nome utilizado em outros mercados além do Brasil, também há a possibilidade de o nome Sahara ser usado fora do nosso país. Hoje, a atual XRE 300 já é comercializada em outros países da América Latina.
O motor da nova CB 300F Twister é considerado pela Honda como uma evolução do atual 250. Mas toda a parte do superior, incluindo cilindro e cabeçote foram alterados. Isso aconteceu por conta do aumento de cilindrada, que passou dos atuais 249,5 cm3 para 293,5 cm3. A mudança veio do aumento do diâmetro do pistão (77 mm), enquanto o curso foi mantido (63 mm). Ela mantém o sistema flex, 2 válvulas de admissão, 2 válvulas de escape e comando simples no cabeçote.
Por conta das mudanças, o radiador de óleo foi redimensionado, assim como o escapamento. Mas o arrefecimento do motor em si ainda é a ar. Com as alterações o novo propulsor da Twister 2023 entrega até 24,7 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgfm de torque a 5.500 rpm quando abastecida com etanol. Na comparação com o atual 250, ganhou 2,1 cv de potência e 0,3 kgfm de torque. No entanto, é menos que o entregue pelo atual motor da XRE 300: (25,6 cv e 2,80 kgfm).
Outra mudança interessante que pode chegar à XRE 300 Sahara é que a aventureira da Honda finalmente ganharia um câmbio de 6 marchas. A XRE 300 atual tem 5 velocidades. Além disso, a embreagem passaria a ser assistida que com sistema deslizante, que evita travamentos na roda traseira em reduções de marcha.
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