A Toyota celebra nesta semana importante feito histórico alcançado pela picape Hilux: 55 anos à venda no mercado internacional. Apresentada pela primeira vez em março de 1968, no Japão, a caminhonete estreou com a missão de suceder os modelos Stout e Briska e foi desenvolvida para a Toyota para ser produzida pela Hino (hoje divisão de caminhões e ônibus do grupo).
O nome Hilux - até hoje considerado um dos mais fortes no segmento - tem origem na fusão das palavras em inglês “high” (alto) e “luxury” (luxo). A primeira geração tinha motor 1.5 a gasolina com apenas 70 cv, mas já impressionava pela capacidade de carga superior a 1 tonelada. A transmissão era manual de 4 marchas com câmbio no volante, o que possibilitava o espaço da cabine para três ocupantes.
As vendas foram iniciadas no Japão, mas logo depois o alcance comercial foi ampliado para Austrália, Arábia Saudita e Estados Unidos. Poucos anos depois, a Hilux já estava sendo produzida na Tailândia e África do Sul (países onde é fabricada até hoje).
A segunda geração foi lançada em 1972 e trouxe inovações tanto no design quanto na mecânica. Pela primeira vez, ofertava câmbio automático, bancos dianteiros individuais e motor mais potente. O sucesso foi tanto que em 1978, apenas dez anos após o lançamento, a Toyota já havia exportado mais de um milhão de unidades.
Foi nessa mesma época que chegou ao mercado a terceira geração. Inovava na oferta de motorização a diesel, tração nas quatro rodas e, pela primeira vez, carroceria de cabine dupla. Já em 1983 foi apresentada a quarta geração. Nesta época, a Hilux era a primeira picape da história a atingir produção anual de 4 milhões de unidades.
Em 1988, a Hilux chegava à quinta geração e, em 1996, à sexta. Neste período, a Toyota começou a aperfeiçoar aspectos como dirigibilidade e conforto, mas sem abrir mão de características consagradas no modelo como robustez e confiabilidade mecânica.
Já a sétima geração foi apresentada em 2004 e representou verdadeira ruptura em relação às linhagem anteriores. Trouxe evoluções importantes em design, equipamentos, oferta de espaço interno, conforto de direção e motorização.
Já a oitava - e atual geração - foi revelada em 2015 e segue à venda após seguidas atualizações visuais e mecânicas. A Toyota manteve os atributos anteriores e aproveitou para aperfeiçoar a suspensão e aumentar em 20% na rigidez estrutura.
Por aqui, a Hilux começou a ser vendida na década de 1990. Chegou inicialmente importada do Japão na quinta geração, aproveitado a boa fama de robustez e contabilidade do saudoso Bandeirante. Em 1997, passou a ser produzida na Argentina e chega ao país desde então em diferentes versões. Desde a chegada ao Brasil, há 30 anos, a Hilux já vendeu por aqui mais de 700 mil unidades.
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