Figura de destaque no calendário de lançamentos da Audi para este ano, a nova geração do A4 chegará ao mercado com mudanças importantes até no nome. De acordo com reportagem recente da revista Auto Express, o modelo de próxima linhagem abandonará a alcunha tradicional e estreará no final do ano rebatizado de A5.
Segundo a publicação, a alteração é resultado da nova estratégia de nomenclatura da Audi para eletrificação. Nesse sentido, codinomes com números pares ficarão reservados para veículos puramente elétricos. Como o próximo A4 ainda terá motores tradicionais (será, inclusive, o último da história a usá-los), a decisão foi redesigna-lo para A5.
Flagrado em testes já com carroceria final, o novo A5 conservará muito da receita estética conhecida e adotará desenho evolutivo. Nesse sentido, a carroceria terá vincos marcantes, elementos bem integrados e proporções semelhantes às do A4 atual. A dianteira será caracterizada pela grade em formato hexagonal, grelha com novos elementos internos, faróis com LEDs integrados e capô liso com novos recortes.
No interior, o painel será completamente revisto e perderá a central multimídia tipo tablet do modelo atual. Ao que tudo indica, a tela ficará maior e passará a ser mais integrada ao conjunto, otimizando ergonomia e design. A inspiração virá de lançamentos recentes, como o A3 e os SUVs da linha Q.
A plataforma a ser usada será do tipo MLB, ou seja, especialmente preparada para receber motores montados longitudinalmente. A adoção da arquitetura MQB, pensada para motores transversais, chegar a ser especulada, mas foi posteriormente descartada.
Falando em motorização, já é certo que o novo A4/A5 será o último da família equipado com propulsores tradicionais a combustão. Será também um dos derradeiros veículos da Audi com motores TFSI e TDI puros, já que a partir de 2025 a marca lançará apenas modelos eletrificados (híbridos ou elétricos).
Fonte: Auto Express
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi A4 e A5 voltam a ter tração integral no Brasil; veja impressões
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Audi A4 e A5 com tração integral Quattro chegam ao Brasil; veja preços
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Teste Audi A4 S Line 2022 híbrido-leve: sobriedade e equilíbrio
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Audi A4 e A5 2022 chegam em abril por a partir de R$ 294 mil