Não é segredo para ninguém que a Mercedes-Benz vai reduzir sua linha de carros, sobretudo os compactos da gama Classe A e Classe B. Além disso, uma reportagem de fevereiro apontou que modelos maiores também darão adeus, como a Classe C Estate que não deverá ver uma nova geração, enquanto a próxima Classe E Estate será a última. O sedã com ares de cupê CLS também não deve escapar desse corte, assim como o grande AMG GT4 Coupe. O motivo? Os SUVs...
Junto de tudo isso também há rumores que a marca da estrela de três pontas também “vai passar o facão” em diversos modelos de duas portas, como o Classe C Coupé e conversível, bem como o Classe E Coupé e conversível. A expectativa é que a Mercedes-Benz coloque no lugar dois modelos inéditos chamados de CLE Coupé e CLE conversível, reduzindo assim pela metade o número de modelos de duas portas. Vale lembrar que antes a fabricante tirou de linha o Classe S Coupe e o conversível, assim como o SLC (último nome do famoso SLK).
E onde os SUVS entram nisso? Gorden Wagener, chefe de design da Mercedes-Benz, revelou o que o futuro reserva para a marca alemã durante entrevista ao site Car Magazine. Quando perguntado sobre quais trabalhos a equipe de design estava trabalhando, o executivo revelou que 60% do esforço desta década será concentrado no SUVs. Já 30% do tempo será gasto em sedãs (o segmento mais tradicional da montadora), enquanto 10% restantes ficarão destinado a projetos especiais.
Ou seja, entenda esses últimos 10% destinados de forma parcial para carros esportivos, além de modelos que fazem um cruzamento de carroceria (eis uma reedição para os crossovers). O chefe de design disse que um sedã de perfil baixo pode ser uma possibilidade, à exemplo do conceito um tanto esquisito F 015, que foi apresentado ao mundo em 2015. Curiosamente, Gorden Wagener disse que as pessoas que trabalham na Apple disseram a ele que “Isso é exatamente o que tínhamos em mente e é tão legal, mas não sei o que eles realmente vão inventar”. Aliás, já estamos em 2023 e nada carro da Apple nas ruas.
Vale lembrar que a Mercedes-Benz já mostrou um conceito ainda mais peculiar que misturava design de utilitário com sedã. É o Maybach Ultimate Luxury mostrado em 2018 para o mercado chinês, que acabou também não saindo da fase de estudos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado