Walt Disney era um magnata em todos os sentidos da palavra. Em 1964 a empresa que ele fundou incluía o parque temático Disneyland, a produção de filmes de animação e de ação, e estava planejando um resort maior na Flórida, que mais tarde se tornaria a Disney World. Contudo, em sua vida particular, ele era frugal, vivendo como um homem de meios modestos. A idéia de se esbanjar o deixava desconfortável, especialmente algo como um carro. 

No entanto, não era qualquer carro que chamava a atenção do Disney. Era um Mercedes-Benz 230SL de 1964. Conhecido como Pagoda por causa de sua capota rígida removível, custava originalmente US$ 8.500, o equivalente a US$ 85.000 hoje. Naquela época, Disney poderia ter comprado qualquer carro que quisesse. Mas o preço do Mercedes-Benz era muito alto para ele. 

Galeria: Mercedes-AMG SL 2022

Segundo o ator Dean Jones, ele estava andando pela rua em Los Angles com Walt Disney, que estava lançando Jones para estrelar em um novo filme intitulado That Darn Cat!. Jones lembrou de Disney parando para olhar fixamente para o 230SL, apaixonando-se pelo carro. Então ele disse: "Eu não tenho dinheiro para isso", e rapidamente se afastou.          

Depois de cerca da metade do quarteirão, Walt Disney virou-se e disse a Jones: "espere, eu posso pagar". Então Disney e Jones retornaram à concessionária, onde Disney passou um cheque de US$ 3.000 para o Mercedes-Benz SL230 e o levou para casa.  

Dean Jones passou a estrelar em vários filmes da Disney, mais notadamente The Love Bug series, estrelado por um Volkswagen Beetle de 1963. Quanto à Disney, ele decidiu recuperar alguns dos US$ 8.500 que pagou pelo Mercedes-Benz alugando-o ao estúdio por US$ 100 por dia, onde apareceu com Dean Jones em That Darn Cat.  

O Mercedes-Benz 230SL deu o tom para cada Mercedes-Benz SL subseqüente com sua elegância subestimada e estilo atemporal. Walt Disney morreu em 1965, cerca de 18 meses depois de tomar posse de seu carro, mas se ele estivesse vivo hoje, ele ficaria chocado com seu valor. De acordo com Hagerty, um 230SL em bom estado de conservação alcança US$ 50.000, enquanto carros em excelentes condições vendem por mais de US$ 89.000.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com