O mercado europeu iniciou 2023 em alta. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, em janeiro foram comercializados nos 26 países da União Europeia, além do Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça, 911.064 veículos novos, 10,7% a mais do que no mesmo período do ano passado. Este foi o 6º mês consecutivo de evolução.
Os SUVs e crossovers representaram mais de 50% de tudo o que foi vendido em janeiro, um recorde histórico por lá. Na disputa entre as montadoras em que todas as representantes do top 5 registraram altas, a líder VW (100.213) abriu mais de 30 mil unidades de vantagem sobre a Toyota (69.979) – à exceção de dezembro, a japonesa foi a vice por doze vezes nos últimos treze meses.
A surpresa do mês ficou por conta da Skoda (51.241) no pódio. Muito próxima da Audi (48.241), a Dacia (47.998) cresceu mais de 40% no período e conquistou seu 1º top 5 no continente, segundo o Best Selling Cars Blog. Quarta colocada em dezembro, a Mercedes (34.632) começou 2023 fora do pelotão de cima.
POS. |
MARCA |
JAN.23 |
% MERCADO 2023 |
JAN.22 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VOLKSWAGEN |
100.213 |
11,0% |
86.223 |
10,5% |
16,2% |
2º |
TOYOTA |
69.979 |
7,7% |
62.485 |
7,6% |
12,0% |
3º |
SKODA |
51.241 |
5,6% |
44.204 |
5,4% |
15,9% |
4º |
AUDI |
48.241 |
5,3% |
43.652 |
5,3% |
10,5% |
5º |
DACIA |
47.998 |
5,3% |
34.115 |
4,1% |
40,7% |
6º |
PEUGEOT |
46.789 |
5,1% |
52.171 |
6,3% |
-10,3% |
7º |
RENAULT |
46.714 |
5,1% |
42.221 |
5,1% |
10,6% |
8º |
KIA |
46.094 |
5,1% |
47.174 |
5,7% |
-2,3% |
9º |
BMW |
45.147 |
5,0% |
47.003 |
5,7% |
-3,9% |
10º |
HYUNDAI |
39.350 |
4,3% |
37.672 |
4,6% |
4,5% |
11º |
FORD |
37.609 |
4,1% |
38.380 |
4,7% |
-2,0% |
12º |
MERCEDES-BENZ |
34.632 |
3,8% |
37.166 |
4,5% |
-6,8% |
13º |
FIAT |
31.821 |
3,5% |
27.614 |
3,4% |
15,2% |
14º |
OPEL/VAUXHALL |
29.048 |
3,2% |
32.695 |
4,0% |
-11,2% |
15º |
CITROËN |
27.152 |
3,0% |
26.665 |
3,2% |
1,8% |
16º |
SEAT |
20.968 |
2,3% |
24.063 |
2,9% |
-12,9% |
17º |
VOLVO |
20.736 |
2,3% |
19.685 |
2,4% |
5,3% |
18º |
NISSAN |
19.343 |
2,1% |
15.950 |
1,9% |
21,3% |
19º |
MAZDA |
14.950 |
1,6% |
10.520 |
1,3% |
42,1% |
20º |
SUZUKI |
12.581 |
1,4% |
10.432 |
1,3% |
20,6% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
911.064 |
... |
822.789 |
... |
10,7% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
O ótimo desempenho da Dacia teve influência direta de seus dois principais modelos. Preferido por 20.836 consumidores, o Sandero, em seu 8º pódio consecutivo, foi o campeão de vendas exatamente um ano após a sua última liderança – na história, esta é apenas a sua 4ª posição de honra. Em alta de quase 46%, o Duster (13.722) foi o 7º colocado.
Nº 1 entre os SUVs e crossovers, o VW T-Roc (17.754) foi o vice-líder. Destaque para os Toyota Yaris (16.004) e Yaris Cross (15.825) logo na sequência, com recorde de posicionamento para a versão aventureira. O VW Tiguan, com 15.076 unidades, completou o top 5. Com 14.146 unidades, o Renault Clio marcou sua 5ª presença seguida entre os dez primeiros.
Campeão geral em 2022, o Peugeot 208 (13.275) foi o único do top 10 com desempenho inferior ao do ano passado. Atrás do francês, o Fiat 500 (13.042) mais do que dobrou as vendas no período. O VW Golf, com 11.468 unidades, completou dois meses ausente do pelotão de cima. Já o Taigo (8.624), versão europeia do Nivus, apareceu no top 25 pela 1ª vez.
POS. |
MODELO |
JAN.23 |
% MERCADO 2023 |
JAN.22 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
DACIA SANDERO |
20.836 |
2,3% |
16.262 |
2,0% |
28,1% |
2º |
VW T-ROC |
17.754 |
1,9% |
11.810 |
1,4% |
50,3% |
3º |
TOYOTA YARIS |
16.004 |
1,8% |
8.505 |
1,0% |
88,2% |
4º |
TOYOTA YARIS CROSS |
15.825 |
1,7% |
11.118 |
1,4% |
42,3% |
5º |
VW TIGUAN / ALLSPACE |
15.076 |
1,7% |
10.665 |
1,3% |
41,4% |
6º |
RENAULT CLIO |
14.146 |
1,6% |
11.853 |
1,4% |
19,3% |
7º |
DACIA DUSTER |
13.722 |
1,5% |
9.423 |
1,1% |
45,6% |
8º |
PEUGEOT 208 |
13.275 |
1,5% |
15.161 |
1,8% |
-12,4% |
9º |
FIAT 500 |
13.042 |
1,4% |
5.675 |
0,7% |
129,8% |
10º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
13.003 |
1,4% |
10.380 |
1,3% |
25,3% |
11º |
FIAT PANDA |
11.763 |
1,3% |
10.887 |
1,3% |
8,0% |
12º |
PEUGEOT 2008 |
11.720 |
1,3% |
13.165 |
1,6% |
-11,0% |
13º |
VW GOLF |
11.468 |
1,3% |
14.138 |
1,7% |
-18,9% |
14º |
HYUNDAI TUCSON |
11.316 |
1,2% |
8.137 |
1,0% |
39,1% |
15º |
TOYOTA COROLLA |
10.626 |
1,2% |
4.694 |
0,6% |
126,4% |
16º |
RENAULT CAPTUR |
10.316 |
1,1% |
9.083 |
1,1% |
13,6% |
17º |
VW T-CROSS |
10.149 |
1,1% |
7.006 |
0,9% |
44,9% |
18º |
KIA SPORTAGE |
10.060 |
1,1% |
7.815 |
0,9% |
28,7% |
19º |
CITROËN C3 |
9.797 |
1,1% |
8.834 |
1,1% |
10,9% |
20º |
FORD PUMA |
9.602 |
1,1% |
11.132 |
1,4% |
-13,7% |
21º |
SKODA OCTAVIA |
9.471 |
1,0% |
11.714 |
1,4% |
-19,1% |
22º |
TOYOTA C-HR |
9.365 |
1,0% |
7.531 |
0,9% |
24,4% |
23º |
NISSAN QASHQAI |
9.262 |
1,0% |
5.082 |
0,6% |
82,3% |
24º |
FORD FOCUS |
8.948 |
1,0% |
6.974 |
0,8% |
28,3% |
25º |
VW TAIGO |
8.624 |
0,9% |
- |
- |
- |
26º |
VOLVO XC40 |
8.533 |
0,9% |
7.708 |
0,9% |
10,7% |
27º |
SKODA KAMIQ |
8.493 |
0,9% |
4.972 |
0,6% |
70,8% |
28º |
VW POLO |
8.299 |
0,9% |
8.875 |
1,1% |
-6,5% |
29º |
SKODA FABIA |
7.933 |
0,9% |
4.934 |
0,6% |
60,8% |
30º |
SEAT ARONA |
7.836 |
0,9% |
- |
- |
- |
31º |
PEUGEOT 3008 |
7.636 |
0,8% |
9.459 |
1,1% |
-19,3% |
32º |
SKODA KAROQ |
7.383 |
0,8% |
- |
- |
- |
33º |
TOYOTA AYGO |
7.309 |
0,8% |
- |
- |
- |
34º |
TESLA MODEL Y |
7.174 |
0,8% |
- |
- |
- |
35º |
FORD KUGA |
7.163 |
0,8% |
6.870 |
0,8% |
4,3% |
36º |
DACIA JOGGER |
6.939 |
0,8% |
- |
- |
- |
37º |
AUDI A3 |
6.888 |
0,8% |
7.359 |
0,9% |
-6,4% |
38º |
PEUGEOT 308 |
6.763 |
0,7% |
- |
- |
- |
39º |
SKODA KODIAQ |
6.453 |
0,7% |
- |
- |
- |
40º |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
6.406 |
0,7% |
9.118 |
1,1% |
-29,7% |
41º |
FORD FIESTA |
6.333 |
0,7% |
- |
- |
- |
42º |
HYUNDAI KONA |
6.258 |
0,7% |
6.808 |
0,8% |
-8,1% |
43º |
SEAT IBIZA |
6.148 |
0,7% |
- |
- |
- |
44º |
BMW SÉRIE 3 |
6.126 |
0,7% |
7.028 |
0,9% |
-12,8% |
45º |
HYUNDAI I10 |
6.123 |
0,7% |
- |
- |
- |
46º |
RENAULT ARKANA |
6.051 |
0,7% |
5.138 |
0,6% |
17,8% |
47º |
MINI |
6.042 |
0,7% |
8.971 |
1,1% |
-32,6% |
48º |
MERCEDES CLASSE C |
6.025 |
0,7% |
5.001 |
0,6% |
20,5% |
49º |
KIA NIRO |
5.946 |
0,7% |
6.693 |
0,8% |
-11,2% |
50º |
VOLVO XC60 |
5.902 |
0,6% |
- |
- |
- |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal