O F-Pace foi o primeiro SUV da Jaguar. Apresentado em 2015, trouxe muito do que o grupo já sabia sobre o segmento com a Land Rover. Aplicando toques de esportividade da Jaguar, tão tradicional com sedãs, coupés e conversíveis, manteve a mistura de prazer ao dirigir com o luxo britânico. Mas ele ainda está em sua primeira geração, com mudanças pontuais nesse tempo, como a chegada da motorização híbrida plug-in.
Em agosto do ano passado, a Jaguar lançou aqui no Brasil este F-Pace 2023, com leves mudanças visuais e a chegada de um conjunto eletrificado que totaliza 404 cv. Por quase R$ 630 mil, o Jaguar F-Pace R-Dynamic SE PHEV é um bom SUV premium? Como se comporta depois de tantos anos de lançamento?
O novo F-Pace R-Dynamic SE PHEV traz uma motorização eletrificada composta pelo motor 2.0 Ingenium turbo de injeção direta a gasolina de 300 cv e 40,8 kgfm de torque, que trabalha com um propulsor elétrico montado junto ao câmbio automático de 8 marchas que, sozinho, entrega 140 cv e 28 kgfm. Combinados, ambos entregam 404 cv e 65,2 kgfm de torque. Toda essa força é enviada por meio de uma tração integral com diferencial central, sistema diferente do Volvo XC60, por exemplo, em que a função é complementada pelo motor elétrico no eixo traseiro, sem algum diferencial ou eixo cardan, por exemplo.
Em nossos testes, o SUV britânico chegou aos 100 km/h em 5,5 segundos. Como comparação, o F-Pace S 2017 com motor V6 3.0 de 380 cv testado há alguns anos registrou um tempo de 5,8 segundos, sendo mais leve. São números elogiáveis para um utilitário de 2.189 kg, que tem retomada de 80 km/h a 120 km/h feita em apenas 3,3 segundos – número igual ao do Audi Q5 Sportback TFSIe e um pouco abaixo do Porsche Cayenne e-Hybrid (2,5 segundos), por exemplo.
No dia a dia, o SUV mostra muita disposição nas acelerações, seja com o modo Comfort ou o Sport ativado. A velocidade vem de forma progressiva, mas obviamente tudo depende do seu pé e de quanta força você vai colocar no pedal da direita. Nas acelerações, ambos os motores trabalham de maneira suave, assim como a operação na troca de marchas e na transição entre eles, quase imperceptíveis.
Com 4,74 metros de comprimento e mais de 2 toneladas, o F-Pace não é exatamente dos mais dinâmicos em curvas, já que sua carroceria dá uma leve oscilada nessas situações. E olha que o SUV não é exatamente “molenga” no uso diário, pois sua suspensão apresenta uma boa firmeza em sua calibração – o que é uma forma de se diferenciar dos outros SUVS da Land Rover, com a missão de dar conforto para a família e fora-de-estrada, enquanto o Jaguar F-Pace é mais dinâmico e urbano.
O F-Pace exige alguns cuidados, principalmente ao estacionar, já que seu capô bem comprido e alto acaba dificultado a visão do motorista. Para isso seria de bom grado ter uma câmera frontal, de série apenas na versão mais cara SVR. Vale destacar ainda o funcionamento suave do motor em modo híbrido, pois nem se ouve a alternância dos motores. Chama atenção que tudo isso funciona de forma bem silenciosa, mérito também do isolamento acústico.
Equipado com bateria de 17,1 kWh (13,6 kWh utilizáveis), o F-Pace PHEV tem autonomia elétrica de 35 km segundo o novo padrão NBR do Inmetro – no WLTP são anunciados 53 km. Na prática, rodamos 51 quilômetros no modo Hybrid, situação em que os dois motores podem trabalhar conforme o gerenciamento entende ser melhor. Há também o modo EV (100% elétrico) e o Save para preservar a carga da bateria. Porém, deu para notar que mesmo nesse modo o SUV acabava consumindo parte da carga, pois o motor elétrico sempre acaba dando uma força extra ao motor a combustão nas acelerações.
O F-Pace PHEV tem a vantagem sobre outros híbridos plug-in na velocidade de recarga, já que pode ser plugado em pontos de recarga rápida de 32 kW em corrente contínua (DC), com a bateria indo de 0 a 80% em 30 minutos. Em pontos de recarga wallbox de 7 KW (AC), esse tempo aumenta para 1 hora e 40 minutos na mesma situação. É algo que não vimos nos PHEV da Porsche, Audi ou Volvo.
Quando o assunto é consumo, em nossas medições na cidade o SUV fez 37 km/litro no modo Hybrid - enquanto há bateria para isso. Rodando na estrada o consumo foi de 10,1 km/litro. Ponto negativo é que a regeneração de bateria através da energia de frenagens é bem limitada.
Como todo carro plug-in híbrido, o acréscimo de peso por conta da bateria e motor elétrico torna imprescindível que a sua rotina de uso inclua a recarga diária da bateria. Se não fizer isso, ao invés de aproveitar o melhor da eletrificação, você registrará médias de consumo urbano pouco interessantes. Fizemos este experimento com a bateria descarregada e o consumo urbano foi de 7,5 km/litro.
É inevitável ficar indiferente ao desenho do F-Pace PHEV, que sem dúvidas, continua sendo um dos mais bonitos do segmento que tem modelos como Mercedes-Benz GLC, BMW X3 e Audi Q5 como concorrentes. Além do visual externo que transmite mais sofisticação, a ambiente interno do F-Pace também está em um nível acima em refinamento. É verdade que se desenho não causa o mesmo impacto que há 8 anos, mas ainda assim continua bem acertado, principalmente a traseira inspirada no esportivo F-Type.
Este retoque visual chegou em 2021, quando trouxe faróis com nova assinatura de LED, capô discretamente redesenhado e grade frontal com nova grelha. O para-choque também foi revisado e acabou ficando com estilo mais agressivo. Nessa unidade em específico da versão R-Dynamic SE PHEV 2023, as rodas são de liga-leve de 21 polegadas com acabamento diamantado, mas também há oferta de um jogo de 20 polegadas. É um visual que não torce mais pescoços por aí por não ter o efeito novidade do modelo pré-facelift, mas ainda chama a atenção pela esportividade sem exageros.
Quando falamos em um nível acima de refinamento, não é exagero. O Jaguar F-Pace traz acabamento em couro de alta qualidade revestindo bancos, painel, console central e painéis das portas, somando ainda uma interessante faixa central no painel com alumínio texturizado – material que aparece ainda em outros pontos da cabine. Vale lembrar que o design da cabine mudou totalmente em 2021 e subiu de nível em relação ao modelo vendido antes.
A central multimídia Pivi Pro traz uma tela de 11,4 polegadas com altíssima definição e boas respostas ao toque, também bastante intuitivo mesmo com inúmeras funções. Destaque também para o sistema de som Meridian com 12 alto-falantes e 1 subwoofer.
No mais, o espaço interno no geral é bom, com os bancos dianteiros proporcionando um bom conforto – só poderia ter um extensor na parte inferior para acomodar melhor pessoas mais altos, mas não compromete. O espaço no banco traseiro também é elogiável, embora um terceiro ocupante vá desconfortável por conta do túnel central alto. Há saídas de ar traseiras, mas falta ajuste de temperatura individual e também conexões USB, pontos que acabam revelando a idade do projeto.
Já o porta-malas tem capacidade para 619 litros, menor que os 755 litros do F-Pace P340 híbrido-leve e que os 793L do SVR. O Porta-malas tem um degrau que faz com que compras e malas acabem deslizando, já que ali embaixo fica a bateria, outro ponto que mostra a idade do projeto, quase que "adaptado" ali.
O pacote de equipamentos base do F-Pace Pace R-Dynamic SE PHEV 2023 agrega itens como faróis full-LED com farol alto-automático, banco do motorista ajustável em 12 níveis e com aquecimento e memória, teto solar panorâmico, rodas aro 21, carregador doméstico (AC), volante e soleiras R-Dynamic, luz ambiente configurável em 10 cores, painel de instrumentos com tela de 12,3”, piloto automático adaptativo com frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa e monitor de tráfego traseiro.
O SUV britânico soma também detector de fadiga, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, setas dinâmicas, luz cortesia que projeta o logotipo da Jaguar no chão, retrovisores aquecidos com memória e escurecimento no lado do motorista, carregador de celular sem fio, coluna de direção com ajuste elétrico e porta-malas com abertura e fechamento elétrico. Apesar de ter somente 2 zonas, o ar-condicionado automático tem filtro e ionizador para manter a boa qualidade do ar na cabine.
A má notícia é que o F-Pace PHEV já está levemente desatualizado em relação a Europa, pois no final do ano passado a Jaguar lançou a linha 2024 com bateria de maior capacidade com 19,2 kWh, o que acaba rendendo um autonomia elétrica mais extensa de 65 km no padrão WLTP. Não deve demorar para aparecer nas ruas brasileiras com essa nova configuração.
A questão é que, por conta de ser visto menos nas ruas, o F-Pace traz maior ar de exclusividade ante seus pares alemães, podendo ser opção até ao maior Porsche Cayenne – figura carimbada nas regiões mais nobres. Também tenha em mente que o F-Pace é aquele SUV que vai te oferecer esportividade e refinamento de um modo que só os britânicos sabem fazer. Afinal, ao investir R$ 627.950 você não quer ser mais um na multidão. A prioridade é sua.
Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)
Jaguar F-Pace 2.oT PHEV
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