O aumento dos casos de Covid, o fim de incentivos governamentais e um calendário mais curto em função de feriados, eis a receita perfeita para o a forte queda nas vendas de veículos novos na China em janeiro. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, as 1,649 milhão de unidades representaram uma queda de quase 35% frente ao mesmo período de 2022.
Com isso, a China completou três meses consecutivos “no vermelho”. Na disputa entre as montadoras, a vice-líder BYD (133.317) foi a única entre as vinte primeiras a crescer nos últimos doze meses (+40%) – a participação de mercado, que há um ano era inferior a 4%, ultrapassou a casa dos 8%. Nº 1 neste início de 2023, a Volkswagen (148.004) perdeu mais de 1/3 de seus compradores.
Segunda colocada no 1º mês de 2022, a Honda (63.972) perdeu quase 60% de seus compradores. Menos, no entanto, do que os 63,8% de recuo registrados pela Nissan (40.556), 10ª colocada. Com ótima margem em relação às principais rivais, a BMW (56.767) foi a premium mais bem posicionada.
POS. |
MARCA |
JAN.23 |
% PART. 2023 |
JAN.22 |
% PART. 2022 |
VAR. 2023/2022 |
1º |
VW |
148.004 |
9,0% |
227.953 |
9,0% |
-35,1% |
2º |
BYD |
133.317 |
8,1% |
95.180 |
3,8% |
40,1% |
3º |
TOYOTA |
104.892 |
6,4% |
151.159 |
6,0% |
-30,6% |
4º |
CHANGAN |
91.356 |
5,5% |
130.509 |
5,2% |
-30,0% |
5º |
GEELY |
69.532 |
4,2% |
115.270 |
4,6% |
-39,7% |
6º |
HONDA |
63.972 |
3,9% |
154.280 |
6,1% |
-58,5% |
7º |
BMW |
56.767 |
3,4% |
79.087 |
3,1% |
-28,2% |
8º |
MERCEDES-BENZ |
43.802 |
2,7% |
57.615 |
2,3% |
-24,0% |
9º |
WULING |
43.370 |
2,6% |
54.369 |
2,1% |
-20,2% |
10º |
NISSAN |
40.556 |
2,5% |
112.068 |
4,4% |
-63,8% |
11º |
BUICK |
35.007 |
2,1% |
61.967 |
2,4% |
-43,5% |
12º |
AUDI |
31.518 |
1,9% |
63.054 |
2,5% |
-50,0% |
13º |
GAC |
29.912 |
1,8% |
53.309 |
2,1% |
-43,9% |
14º |
HAVAL |
28.450 |
1,7% |
70.228 |
2,8% |
-59,5% |
15º |
TESLA |
26.843 |
1,6% |
59.845 |
2,4% |
-55,1% |
16º |
CHERY |
25.430 |
1,5% |
65.757 |
2,6% |
-61,3% |
17º |
HONGQI |
22.306 |
1,4% |
42.158 |
1,7% |
-47,1% |
18º |
HYUNDAI** |
20.075 |
1,2% |
24.150 |
1,0% |
-16,9% |
19º |
DONGFENG |
18.180 |
1,1% |
56.005 |
2,2% |
-67,5% |
20º |
COS |
18.115 |
1,1% |
28.724 |
1,1% |
-36,9% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.649.000 |
100,0% |
2.531.000 |
100,0% |
-34,8% |
Entre os modelos, o Song Plus (35.585), campeão geral no ano passado, liderou pelo 4º mês consecutivo e 12ª vez seguida entre os cinco primeiros. Além disso, o modelo da BYD foi o SUV preferido dos chineses pelo 7º mês em sequência. Com fortes quedas, VW Lavida (26.917) e Nissan Sylphy (23.507) completaram o pódio.
A BYD ainda emplacou o Dolphin (17.582), estreante no ano passado, na 6ª posição. Um dos próximos chineses a circular nas ruas brasileiras, o Haval H6 (16.663) veio na sequência. Presente entre os cinco primeiros na maior parte do tempo do ano passado, o elétrico Wuling Hongguag Mini EV (16.416) recuou quase 60%. Destaque para a presença do BMW Série 5 (16.128) no top 10 e para os representantes da Tesla com retrações superiores a 50%.
POS. |
MODELO |
JAN.23 |
% PART. 2023 |
JAN.22 |
% PART. 2022 |
VAR. 2023/2022 |
1º |
BYD SONG PLUS |
35.585 |
2,2% |
22.449 |
0,9% |
58,5% |
2º |
VW LAVIDA |
26.917 |
1,6% |
45.524 |
1,8% |
-40,9% |
3º |
NISSAN SYLPHY |
23.507 |
1,4% |
61.170 |
2,4% |
-61,6% |
4º |
CHANGAN CS75 |
21.620 |
1,3% |
33.590 |
1,3% |
-35,6% |
5º |
VW SAGITAR |
20.454 |
1,2% |
26.341 |
1,0% |
-22,3% |
6º |
BYD DOLPHIN* |
17.582 |
1,1% |
- |
- |
- |
7º |
HAVAL H6 |
16.663 |
1,0% |
35.570 |
1,4% |
-53,2% |
8º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
16.416 |
1,0% |
37.048 |
1,5% |
-55,7% |
9º |
BMW SÉRIE 5 L |
16.128 |
1,0% |
24.366 |
1,0% |
-33,8% |
10º |
HONDA ACCORD |
14.594 |
0,9% |
17.601 |
0,7% |
-17,1% |
11º |
MERCEDES CLASSE E L |
14.543 |
0,9% |
15.735 |
0,6% |
-7,6% |
12º |
TOYOTA CAMRY |
14.396 |
0,9% |
28.023 |
1,1% |
-48,6% |
13º |
BYD YUAN PLUS* |
14.342 |
0,9% |
- |
- |
- |
14º |
MERCEDES GLC |
14.317 |
0,9% |
18.211 |
0,7% |
-21,4% |
15º |
TESLA MODEL Y |
14.184 |
0,9% |
33.297 |
1,3% |
-57,4% |
16º |
BYD SONG PRO* |
14.124 |
0,9% |
- |
- |
- |
17º |
GEELY BOYUE |
13.635 |
0,8% |
16.107 |
0,6% |
-15,3% |
18º |
VW BORA |
13.143 |
0,8% |
18.521 |
0,7% |
-29,0% |
19º |
CHANGAN CS55 |
13.020 |
0,8% |
30.316 |
1,2% |
-57,1% |
20º |
TESLA MODEL 3 |
12.659 |
0,8% |
26.548 |
1,0% |
-52,3% |
21º |
TOYOTA COROLLA |
12.590 |
0,8% |
12.645 |
0,5% |
-0,4% |
22º |
AUDI A6 L |
12.465 |
0,8% |
10.817 |
0,4% |
15,2% |
23º |
GEELY EMGRAND |
12.144 |
0,7% |
20.795 |
0,8% |
-41,6% |
24º |
BYD HAN |
11.718 |
0,7% |
12.781 |
0,5% |
-8,3% |
25º |
VW MAGOTAN |
11.711 |
0,7% |
16.452 |
0,7% |
-28,8% |
26º |
CHANGAN EADO |
11.701 |
0,7% |
21.883 |
0,9% |
-46,5% |
27º |
BYD QIN PLUS |
11.590 |
0,7% |
25.535 |
1,0% |
-54,6% |
28º |
BMW X5* |
10.694 |
0,6% |
- |
- |
- |
29º |
CHANGAN CS35* |
10.516 |
0,6% |
- |
- |
- |
30º |
WULING HONGGUANG S* |
10.482 |
0,6% |
- |
- |
- |
31º |
GEELY BINYUE |
10.470 |
0,6% |
17.018 |
0,7% |
-38,5% |
32º |
VW PASSAT |
10.390 |
0,6% |
15.399 |
0,6% |
-32,5% |
33º |
GEELY XINGYUE L* |
10.248 |
0,6% |
- |
- |
- |
34º |
BUICK VERANO* |
9.846 |
0,6% |
- |
- |
- |
35º |
CHANGAN UNI-V* |
9.758 |
0,6% |
- |
- |
- |
36º |
TOYOTA LEVIN |
9.624 |
0,6% |
19.581 |
0,8% |
-50,9% |
37º |
VW TIGUAN L |
8.898 |
0,5% |
18.502 |
0,7% |
-51,9% |
38º |
GEELY XINGRUI |
8.713 |
0,5% |
12.109 |
0,5% |
-28,0% |
39º |
BYD TANG* |
8.542 |
0,5% |
- |
- |
- |
40º |
BMW X3 |
8.350 |
0,5% |
17.101 |
0,7% |
-51,2% |
41º |
BUICK ENVISION* |
8.316 |
0,5% |
- |
- |
- |
42º |
VW LAMANDO* |
8.272 |
0,5% |
- |
- |
- |
43º |
HYUNDAI ELANTRA* |
8.139 |
0,5% |
- |
- |
- |
44º |
LI L9* |
7.996 |
0,5% |
- |
- |
- |
45º |
VW THARU* |
7.889 |
0,5% |
- |
- |
- |
46º |
COS X5 |
7.863 |
0,5% |
16.400 |
0,6% |
-52,1% |
47º |
BMW SÉRIE 3 L |
7.759 |
0,5% |
18.841 |
0,7% |
-58,8% |
48º |
TOYOTA WILDLANDER |
7.718 |
0,5% |
17.483 |
0,7% |
-55,9% |
49º |
TOYOTA FRONT LANDER* |
7.698 |
0,5% |
- |
- |
- |
50º |
HONDA CR-V |
7.638 |
0,5% |
25.595 |
1,0% |
-70,2% |
Observações:
- Resultado da Hyundai (**) em janeiro/22 aproximado; e
- Números de janeiro/22 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog
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