Lançamento de destaque no calendário de novidades da Citroën para países emergentes, como Brasil e Índia, o C3 Aircross 2024 chegará ao mercado pensado também para eletrificação. A informação foi adiantada pelo diretor de marketing da empresa, Laurent Barria, que em entrevista concedida à revista britânica Autocar confirmou a oferta do SUV em versão puramente elétrica.

De acordo com o executivo, o inédito eC3 Aircross será estratégico e desempenhará papel fundamental para garantir “acessibilidade à mobilidade elétrica”. Demais detalhes ainda são desconhecidos, mas tudo indica que a receita será a mesma seguida pelo C3 hatchback, recentemente lançado na Índia em versão totalmente elétrica.

Ao que tudo indica, o C3 Aircross elétrico chegará ao mercado por volta de 2025, ou seja, pouco mais de um ano depois da estreia das configurações tradicionais equipadas com motores a gasolina. Visualmente, praticamente não haverá diferenças entre as variantes (exatamente como acontecer com o C3 tradicional e o EV).

Como já dito, o SUV terá a mesma linguagem estética do hatchback, mas com elementos de diferenciação para reforçar a personalidade. O Aircross terá para-cheques próprios, rodas com desenho único, portas traseiras maiores (pensadas para facilitar o acesso aos bancos extras) e novas colunas C e D. Haverá ainda janela vigia traseira, ausente no C3 hatchback.

No mercado indiano, onde será lançado primeiro, o Aircross elétrico promete rivalizar diretamente com a inédita versão EV do Hyundai Creta (já flagrada em testes). Detalhes mecânicos ainda são desconhecidos, mas tudo indica que o conjunto será mais potente que o adotado pelo eC3, que tem motor elétrico de apenas 57 cv de potência e 14,5 kgfm de torque.

citroen ec3 eletrico india

Citroën eC3 elétrico

C3 Aircross no Brasil

Por aqui, o C3 Aircross será lançado ainda neste ano em versões tradicionais. Toda produção será concentrada em Porto Real (RJ), ao lado do C3. O lançamento é aguardado para o segundo semestre. Até lá, fica a expectativa para que a Citroën passe a usar o motor 1.0 turbo da Stellantis. Logo após o SUV, o projeto C-Cubed dará origem a um terceiro modelo, ainda misterioso, mas que tudo indica que será um sedã.


VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com