Nos últimos dias, começaram a circular mensagens nas redes sociais dizendo que a Citroën fechará a fábrica em Porto Real (RJ) e iria transferir a produção do novo C3 para o complexo da Fiat em Betim (MG). Dada a relevância da informação, Motor1.com Brasil entrou em contato com a Stellantis e apurou que tudo são fake news.
De acordo com o grupo, este é apenas uma parte de uma série de fake news que estão circulando envolvendo a Stellantis, dona da Citroën. Existem outras notícias falsas que sugerem até mesmo que a Jeep encerraria a produção nacional, abandonando a sua presença no país.
Embora a mensagem tenha vários pontos que sugerem que se trata de uma informação falsa, muitas pessoas acabaram acreditando e repassando em grupos. O “comunicado” chama a empresa de “PSA Pegeaut Citroen”, escrevendo Peugeot errado e usando o antigo nome da fabricante francesa, que não é mais utilizado desde a fusão com a Fiat-Chrysler. Este fake news começou a circular até mesmo na Argentina, como alerta nossos colegas de Motor1.com Argentina.
Não só a Citroën não encerrará a produção em Porto Real como ainda está colhendo os frutos do investimento combinado de R$ 1 bilhão para produzir modelos com a plataforma modular CMP. O novo C3 é apenas o primeiro dos três carros que serão lançados até 2024. O segundo modelo, que será lançado este ano, será um SUV compacto, que pode ser batizado como C3 Aircross e que terá uma versão de 7 lugares. O terceiro veículo deve ser um sedã compacto. O trio, parte do projeto C-Cubed, estão sendo desenvolvidos em parceria com a Índia e foram feitos para mercados emergentes.
Além do C3 e dos próximos lançamentos da Citroën, o complexo fluminense ainda é responsável pela produção do C4 Cactus, que segue em linha. A Peugeot monta o 2008 da 1ª geração, que foi renovado recentemente para seguir como uma opção mais acessível no segmento dos SUVs compactos.
Em nota, a Stellantis desmente o fechamento da fábrica e ressalta que o complexo terá um papel importante na estratégia da Citroën e da Peugeot:
“A planta de Porto Real é um ativo importante e estratégico para a empresa, abrigando a produção dos modelos Peugeot e Citroën e seus motores. A planta continuará a dar sua contribuição para a empresa manter-se na liderança do mercado brasileiro, argentino, chileno e sul-americano. E está preparada para atender ao crescimento do mercado.”
Além de negar que Porto Real deixará de operar, a Stellantis também comenta sobre a parada realizada no último feriado, afirmando que “na volta do Carnaval, em 6 de março, a planta retomará a produção já com as linhas de produção ajustadas e preparadas para receber novos modelos que produzirá no futuro.”
A Stellantis não foi a única afetada por informações falsas nos últimos meses. Desde o começo do ano, apareceram diversas notícias falas envolvendo a Toyota e a 99. No caso da Toyota, utilizaram uma notícia de abril de 2022 sobre o fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo, onde a empresa produzia componentes como bielas, virabrequins, braços de controle de amortecimento para sugerir que a montadora iria deixar o país.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
CItroen C3 Live tem R$ 7.000 de desconto no preço
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Teste Citroën C3 You! T200: Crise de identidade