A Honda está trabalhando em um novo recurso de segurança para suas motocicletas. Um sistema de detecção de acidentes está sendo desenvolvido pela marca. Ele terá a capacidade de chamar os serviços de emergência e é supostamente mais avançado e mais inteligente do que os sistemas atuais.
Se você tiver um iPhone ou um Apple Watch, é provável que já tenha conhecimento de sistemas de detecção de acidentes parecidos. A funcionalidade extra dos aparelhos estreou na última atualização do sistema operacional da Apple. No caso destes aparelhos, eles também ajudam quem está em localizações remotas ou pratica esportes radicais
Outras marcas já adotaram seus próprios sistemas que utilizam sensores existentes na maioria das motocicletas de alta ou média cilindrada, além de um recurso de emparelhamento de smartphones que faz ligações automaticamente para contatos salvos enviando um local e até mesmo faz chamadas para serviços de emergência.
O recurso que está sendo desenvolvido pela Honda , no entanto, é dito como sendo mais inteligente. Como relatado pela Cycleworld, o sistema aproveitará os sensores da moto, do telefone e até mesmo do fone de ouvido Bluetooth no capacete, se houver. As informações de três dispositivos dão um maior detalhamento do que está acontecendo na comparação com os sistemas atuais, podendo fornecer informações valiosas aos socorristas se for necessário um cuidado extra. As informações fornecidas por esses sensores podem dizer às equipes de emergência se uma queda foi menor ou maior gravidade, dependendo dos dados coletados.
O sistema detectará primeiro se houve uma queda através dos sensores de inclinação existentes na moto. Mesmo alguns dos mais acessíveis da linha Honda possuem tal sensor que é projetado para desligar o motor em caso de quedas. Para evitar que a moto peça ajuda nas quedas nem tão graves assim, no entanto, o sistema checará informações com o celular pareado.
Nesta etapa, os recursos tradicionais de detecção de colisões geram uma notificação no aparelho do usuário perguntando se houve queda. Se o aviso não for descartado no tempo permissível prescrito pelos projetistas do recurso, então o telefone passa a ligar para os serviços de emergência porque se supõe que o condutor não está consciente o suficiente para responder á notificação.
A Honda, no entanto, quer tirar esse passo de notificação, usando o fone de ouvido Bluetooth do capacete. Com esta etapa, o sistema pode ter um retrato melhor do ocorrido. O sistema, por meio do dispositivo Bluetooth e do telefone, poderia verificar se o condutor está deitado no chão, incapaz de se mover, ou se ele é capaz de ficar de pé.
O sistema será capaz de apontar a posição relativa do telefone do condutor e de seu capacete. Em casos extremos em que a moto está no chão, o telefone não está se movendo e o dispositivo Bluetooth do capacete não está se mexendo, o sistema chamará os serviços de emergência.
Há mais ainda mais detalhamento, pois o sistema também pode detectar a velocidade que a moto estava antes do acidente. Ele também pode identificar a localização do telefone e do capacete. A mensagem de confirmação ainda irá aparecer permitindo o cancelamento da chamada, mas nenhuma resposta irá desencadear a função de chamada de emergência, e também irá informar socorristas antes mesmo de chegarem ao local do acidente. No entanto, por enquanto, o sistema está em sua fase de patente apenas.
Fonte: Cycleworld, Motociclismo
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