Lançamento de destaque no calendário de novidades da Citroën para o Brasil em 2023, o novíssimo C3 Aircross segue ritmo intenso de testes de rua. Prova disso são as imagens deste novo flagra, captadas recentemente pelo colega Renato Maia, do canal Falando de Carro. O protótipo ainda aparece bastante camuflado, mas desde já fornece ideal geral de como será em termos de porte e do parentesco com o hatchback C3.
A base mecânica será a mesma CMP nos dois carros, mas o Aircross será alongado para abrir espaço extra para os 7 ocupantes e bagagem. O porte será visivelmente superior ao do C3 e, nesse sentido, rumores apontam para algo em torno de 4,20 metros de comprimento. Para efeito de comparação, o C3 mede cerca de 3,98 metros.
Visualmente, a linguagem estética será a mesma, mas com elementos de diferenciação para reforçar a personalidade de cada carro. O Aircross terá para-cheques próprios, rodas com desenho único (que ainda não aparecem no protótipo), portas traseiras maiores (pensadas para facilitar o acesso aos bancos extras) e novas colunas C e D. Haverá ainda janela vigia traseira, ausente no C3 hatchback.
O interior lembrará bastante o layout geral do C3, incluindo formato das saídas de ar-condicionado e posição da central multimídia.
Toda produção será concentrada em Porto Real (RJ), ao lado do C3. O lançamento é aguardado para o segundo semestre deste ano ou, no mais tardar, início de 2024. Até lá, fica a expectativa para que a Citroën passe a usar o motor 1.0 turbo da Stellantis. Logo após o SUV, o projeto C-Cubed dará origem a um terceiro modelo, ainda misterioso, mas que tudo indica que será um sedã.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Citroën reajusta preços do C3 Aircross; veja nova tabela
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções