A Toyota deverá ampliar seu portfólio de SUVs na Índia em breve com lançamento de inédita versão do Corolla Cross. Conforme adianta a imprensa do país, a divisão local da marca trabalha no lançamento de configuração alongada do modelo e, portanto, diferente da variante global vendida no Brasil, América do Norte, Europa, Japão e demais mercados.
A plataforma será a mesma, mas o comprimento total será ampliado para além dos 4,46 metros convencionais. A distância entre-eixos - hoje de 2,64 metros - também deverá ser esticada e, nesse ponto, estima-se um ganho de aproximadamente 15 centímetros. Com as novas medidas, o Corolla Cross será capaz de acomodar até 7 passageiros e contar com três fileiras de bancos.
A mudança será facilitada pela plataforma TNGA-C (ou GA-C), que conta com flexibilidade suficiente para adaptação do comprimento extra. A base é conhecida pela contar estrutura rígida (especialmente na parte inferior) e adotar técnicas avançadas de soldagem. Ou seja, mesmo com porte superior e entre-eixos alongado, o inédito Corolla Cross de 7 lugares não precisará de grandes adaptações para manter rigidez torcional adequada.
Além disso, não deverá ser tão pesado quanto imaginado para um modelo do tipo. A suspensão poderá ser do tipo barra de torção na traseira ou ainda multi-link totalmente independente, já que a plataforma foi projetada para acomodar qualquer um dos dois arranjos.
O visual do Corolla Cross de 7 lugares será próprio e contará com exclusividades na comparação com o modelo tradicional. A dianteira, por exemplo, terá grade e para-choques novos, enquanto as laterais terão portas maiores para facilitar o acesso dos ocupantes. O desenho dos vidros também será diferente, até mesmo para acompanhar o formato das novas colunas C e D.
Na Índia, o modelo ficará posicionado acima do Urban Cruiser Hyryder e abaixo do Fortuner (nome local do SW4). Dessa forma, brigará diretamente com o Jeep Commander, que por lá recebe o nome do Meridian. O portfólio terá versões híbridas com motor 2.0 associado a propulsores elétricos e potência na casa dos 200 cv. E no Brasil, será que haveria espaço para o inédito Corolla Cross de 7 lugares?
Fonte: Autocar India
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2025: sem medo de eletrificação
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Comparativo BYD Song Pro vs. Toyota Corolla Cross: disputa territorial
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUVs em julho: Toyota Corolla Cross supera Jeep Compass pelo 3º mês
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
SUVs em junho: Toyota Corolla Cross lidera pelo 2º mês seguido