Mercedes-Benz trabalha em "mini Classe G' elétrico para 2026, diz jornal
Apesar da proposta parecida, deverá ter uma construção monobloco, usando a plataforma do próximo GLA
O ano era 2012 quando a Mercedes-Benz revelou este conceito futurista chamad Ener-G-Force e abriu uma questão sobre se o Classe G ainda estaria por aí em 2025. Hoje sabemos que sim, com os planos de lançar o EQG, uma versão totalmente elétrica. Só que aparecem informações de que o jipe pode ganhar um irmão menor. Ao menos é o que diz o jornal alemão Handelsblatt.
Acredita-se que o CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius, seja a razão por trás de um Classe G menor que poderia ser lançado já em 2026. Supostamente, este novo modelo não terá o nome GLG e nem será mecanicamente relacionado a seu irmão maior. Em vez de usar a mesma plataforma de carroceria sobre chassi, o utilitário menor adotará a arquitetura MMA, que estreará em 2024 com as novas gerações do CLA, GLA e GLB.
Mercedes-Benz Ener-G-Force Concept 2012
Isto faria com que o carro utilizasse uma carroceria monobloco, criando uma relação semelhante à que existe com o Ford Bronco e Bronco Sport. Conseqüentemente, não seria capaz de igualar à capacidade off-road do lendário Geländewagen. A mesma fonte menciona que o novo utilitário não será muito menor em tamanho, mas deve ter uma altura em relação ao solo bem menor, piorando os ângulos de ataque e saída.
Em uma entrevista ao Motor1.com em abril de 2022, Christoph Starzynski, vice-presidente de desenvolvimento de motores elétricos da Mercedes-Benz, disse que a base MMA será uma plataforma feita pensando em veículos elétricos, mas que também poderá utilizar motores a combustão. Assim, acredita-se que o "mini Classe G" chegue tanto com motores de combustão quanto com propulsores elétricas.
A plataforma MMA está sendo projetada para suportar 800V para carregamento rápido, baterias melhores, e um novo software MB.OS para carros que terão pelo menos 4,5 metros de comprimento. Estes veículos farão parte da classe "Entry Luxury" da Mercedes-Benz e utilizarão as lições aprendidas em aerodinâmica durante o desenvolvimento do conceito Vision EQXX. Entretanto, não estamos esperando que o pequeno Classe G tenha um visual elegante, já que a lógica nos diz que o utilitário terá um design bem quadrado como o verdadeiro Classe G.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Mercedes-AMG GLE 63S Coupé: a magia do V8 biturbo!
Veja quais foram os carros mais vendidos do Reino Unido em 2024
Mercedes-Benz GLB 2026 deve ser 1º SUV com a nova arquitetura MMA
Sim, alguém pagou R$ 200 mil em um Chevette
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Ram quer entrar no mercado de minivans com modelo familiar
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025