O ano era 2012 quando a Mercedes-Benz revelou este conceito futurista chamad Ener-G-Force e abriu uma questão sobre se o Classe G ainda estaria por aí em 2025. Hoje sabemos que sim, com os planos de lançar o EQG, uma versão totalmente elétrica. Só que aparecem informações de que o jipe pode ganhar um irmão menor. Ao menos é o que diz o jornal alemão Handelsblatt.
Acredita-se que o CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius, seja a razão por trás de um Classe G menor que poderia ser lançado já em 2026. Supostamente, este novo modelo não terá o nome GLG e nem será mecanicamente relacionado a seu irmão maior. Em vez de usar a mesma plataforma de carroceria sobre chassi, o utilitário menor adotará a arquitetura MMA, que estreará em 2024 com as novas gerações do CLA, GLA e GLB.
Isto faria com que o carro utilizasse uma carroceria monobloco, criando uma relação semelhante à que existe com o Ford Bronco e Bronco Sport. Conseqüentemente, não seria capaz de igualar à capacidade off-road do lendário Geländewagen. A mesma fonte menciona que o novo utilitário não será muito menor em tamanho, mas deve ter uma altura em relação ao solo bem menor, piorando os ângulos de ataque e saída.
Em uma entrevista ao Motor1.com em abril de 2022, Christoph Starzynski, vice-presidente de desenvolvimento de motores elétricos da Mercedes-Benz, disse que a base MMA será uma plataforma feita pensando em veículos elétricos, mas que também poderá utilizar motores a combustão. Assim, acredita-se que o "mini Classe G" chegue tanto com motores de combustão quanto com propulsores elétricas.
A plataforma MMA está sendo projetada para suportar 800V para carregamento rápido, baterias melhores, e um novo software MB.OS para carros que terão pelo menos 4,5 metros de comprimento. Estes veículos farão parte da classe "Entry Luxury" da Mercedes-Benz e utilizarão as lições aprendidas em aerodinâmica durante o desenvolvimento do conceito Vision EQXX. Entretanto, não estamos esperando que o pequeno Classe G tenha um visual elegante, já que a lógica nos diz que o utilitário terá um design bem quadrado como o verdadeiro Classe G.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado