Novo BMW X1 2023 inicia vendas por R$ 296.950 com unidades importadas
SUV será nacional, mas a produção em Araquari (SC) será iniciada apenas em março
Quase um mês depois de anunciar a chegada do novo BMW X1 2023 ao país, a fabricante agora faz o lançamento comercial, apresentando a nova geração do SUV compacto para clientes em todas as suas concessionárias. Com preços entre R$ 296.950 e R$ 349.950, o utilitário que está nas lojas agora não é o nacional, pois a produção em Araquari (SC) começará somente no mês que vem, então estas primeiras unidades são importadas de Regensburg (Alemanha).
A decisão de trazer o novo BMW X1 2023 importado mesmo com a produção nacional tão próxima de começar não foi à toa. A ideia é que sempre exista uma mistura entre o SUV brasileiro e o alemão, de forma a manter um estoque independente de eventuais paradas de produção por falta de componentes. Embora a marca não diga, não seria estranho se isto não ajudasse o Série 3, priorizando a montagem do sedã quando estiver com poucas peças como semicondutores.
A BMW se orgulha muito do X1, não só por ter sido o primeiro SUV compacto premium como também por seu desempenho no Brasil. Fechou 2022 na liderança pelo 6º ano consecutivo, emplacando 3.479 unidades e correspondendo a 37,18% do segmento. Dentro da marca, é o segundo modelo mais vendido, atrás somente do Série 3 (que também domina a sua categoria com folga). A dupla forma uma combinação matadora, com 25% dos emplacamentos do segmento premium no Brasil.
Olhando para os números, o X1 não cresceu tanto assim. São 4,50 metros de comprimento, 7 centímetros a mais do que seu antecessor, enquanto o entre-eixos ficou 2 cm maior para medir 2,69 m. A largura ganhou 2 cm e agora tem 1,84 m, enquanto a altura foi para 1,64 m, um acréscimo de 5 cm. Só que o seu design ajuda a criar a impressão de que é maior do que isso, por conta da frente com o capô alto e suas linhas mais fortes.
O design é bem agressivo, com muitos vincos, principalmente na parte dianteira. A grade ficou em um tamanho adequado, sem exagerar como no X7 e conta com um sistema ativo, abrindo e fechando de acordo com a velocidade, para melhorar a aerodinâmica. O mesmo acontece na entrada de ar no para-choque, consideravelmente larga.
A cabine traz um estilo próprio, embora seja possível encontrar semelhanças com o Série 3. Segue com a combinação de duas telas lado a lado, uma de 10,2 polegadas para o painel de instrumentos e outra de 10,7 polegadas para a multimídia. A lista de equipamentos é bem rechada, com faróis full-LED adaptativos de série, rodas de 18 a 20 polegadas (dependendo a versão), ar-condicionado digital de três zonas, head-up display, teto solar panorâmico, sistema de som Harman-Kardon, carregador wireless e Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Na versão sDrive18i GP, o motor é o 1.5 turbo de três cilindros, que gera 156 cv e 23,4 kgfm, prometendo fazer 11,4 km/litro na cidade e 13,5 km/litro na estrada, abastecido somente com gasolina. O X1 nas configurações sDrive20i X-Line e sDrive20i M Sport adotam o 2.0 turbo de quatro cilindros, entregando 204 cv e 30,6 kgfm. A BMW diz que faz 10,7 km/litro no ciclo urbano e 13 km/litro no rodoviário. Nos dois casos, a transmissão é a automatizada Steptronic de dupla embreagem e 7 marchas.
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