Depois de quebrar paradigmas e afrontar os puristas com o lançamento do Purosangue (primeiro veículo SUV da marca), a Ferrari deverá novamente romper com antigos padrões ao entrar de cabeça no mercado de elétricos. Em entrevista concedida recentemente à agência de notícias Automotive News, o CEO da empresa, Benedetto Vigna, confirmou que o primeiro esportivo EV da marca será apresentado em 2025 e entregue aos clientes em 2026.
O executivo foi perguntado sobre o caminho estético a ser seguido no novo modelo e adiantou que o lado emocional, como nos demais carros da Ferrari, será bastante explorado. Além disso, garantiu que será capaz de fornecer "experiência de condução única".
Ao mesmo tempo, Vigna aproveitou a oportunidade para alfinetar a concorrência, especialmente a Tesla. Segundo o executivo, a fabricante americana produz carros apenas funcionais e que servem simplesmente para dirigir do ponto A ao ponto B. Além disso, afirmou que os compradores de Teslas não se importam com a marca e só estão interessados em viajar de um ponto para outro.
Ao contrário da rival, disse Vigna, o inédito Ferrari elétrico será tão emocionante quanto um modelo tradicional com motor a gasolina. "As emoções de condução são uma combinação de fatores: aceleração longitudinal, aceleração lateral, som, mudança de marcha e frenagem. Isso não muda se o trem de força for elétrico", explicou.
Apesar das críticas, o CEO também reconheceu qualidades na Tesla. Disse, por exemplo, que a empresa de Elon Musk ajudou a acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos, pressionando outras montadoras na corrida pela eletrificação. Antes da Tesla, "as coisas costumavam acontecer muito devagar". A pressão gerada abalou as coisas na indústria automotiva e deu início à revolução elétrica.
Até 2026, a Ferrari lançará pelo menos 15 novidades (incluindo o inédito EV e misterioso hiper-carro). Enquanto isso, em 2022, a marca bateu recorde de vendas e entregou em todo mundo 13.221 carros. A expectativa para 2023 é de nova cifra histórica, especialmente por conta do início das entregas do Purosangue.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Essa sucata de Ferrari vale R$ 140 mil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Última Ferrari de F1 de Michael Schumacher vai a leilão
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Retrospectiva: relembre a história dos hipercarros da Ferrari
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ferrari F80 estreia sistema para manter híbridos atualizados "para sempre"