Oficial: esta é a Ram 1500 REV, primeira picape elétrica da marca
Versão de produção foi revelada nos EUA e deve chegar apenas no final de 2024
Depois da Ford, com a F-150 Lightning, e da Chevrolet, com a Silverado EV, finalmente a Ram revelou a versão de produção de sua primeira picape totalmente elétrica: a Ram 1500 Rev. A apresentação ocorrerá durante o intervalo da final do campeonato de futebol americano, ocasião em que as grandes montadoras estado-unidenses gastam milhões de dólares em comerciais bem produzidos, muitas vezes revelando novidades para o futuro.
No caso da Ram 1500 REV, tenta-se fazer humor sobre o tema "eletrificação precoce", apresentando casais exibindo preocupações quanto à performance de picapes elétricas, assim como dificuldades com relação à autonomia, capacidade de carga e tempo de recarga das baterias.
O vídeo de 60 segundos mostra a Ram 1500 REV somente em um pequeno trecho no final e não revela nenhuma informação tangível relevante sobre a primeira picape 100% elétrica da marca. Fala-se apenas que a novidade chegará no final de 2024, em algum momento do terceiro trimestre do ano que vem. Então, os dados como potência, torque, tamanho da bateria, autonomia, tempo de recarga e capacidades da picape só serão reveladas posteriormente. Também não foi exibido o interior da picape.
As primeiras pistas a respeito da Ram 1500 REV chegaram logo na virada para 2023, quando a empresa revelou um conceito na CES, feira de eletrônicos que ocorre nos EUA no início de janeiro. Em fevereiro, a Ram deu mais detalhes do protótipo, que exibia portas suicidadas, assentos extras atrás da segunda fileira de bancos e uma cabine que se avançava sobre a caçamba.
Do conceito, restou somente o formato da grade, agora fechada e com o logo Ram iluminado, e o formato dos faróis e das luzes diurnas de LED, que têm linhas paralelas que se aproximam conforme se dirigem para a grade. O restante da 1500 REV é bem convencional do no visual em relação às picapes convencionais da marca, com a separação entre cabine e caçamba bem definida.
A cabine em si é convencional, com quatro portas. Atrás a caçamba não apresenta a abertura de tampa dividida ao centro do conceito - e da Fiat Toro também. As lanternas do protótipo também não foram aproveitadas. São diferentes das encontradas em outras Ram 1500, com faixas horizontais na tampa, mas não trazem a curvatura do conceito. As tradicionais Ram Box, compartimentos nas laterais da caçamba, também estão lá.
As rodas aparentam ser de 20 polegadas, mas trazem um desenho mais fechado, provavelmente buscando melhorar a aerodinâmica e a eficiência e a autonomia provida pelas baterias. Da mesma forma, o para-choque frontal é mais pronunciado, também proferindo uma melhor penetração aerodinâmica em conjunto com a grade fechada.
A pré-venda nos EUA ainda não teve início exatamente, mas pode-se entrar no site dedicado da marca e efetuar um sinal de US$ 100. Isso daria prioridade na entrega após o pedido ser confirmado, o que não ocorrerá antes do final de 2024, e também acesso antecipado a algumas informações da picape, conforme elas forem liberadas.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo chefão da Ram admite crise nas vendas: "estamos tomando uma surra"
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada