As vendas de hatches em janeiro – somando os modelos das três categorias – atingiram a marca de 36.247 unidades, quase 28% dos 130.460 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil no período. Na comparação com o mesmo período de 2022 (27.356), houve uma evolução de quase 33%. Já em relação às 59.030 unidades de dezembro, a queda foi de quase 40%.
Na categoria de entrada, o líder Fiat Mobi (4.208) cresceu quase 67% nos últimos doze meses, respondendo por praticamente 56% das vendas. Com evolução inferior a 4%, o Renault Kwid (3.307) emplacou 901 unidades a menos, embora tenha perdido menos espaço em relação a dezembro. Caoa Chery iCar (5) e VW up! (3), este último já descontinuado, completaram a lista.
Galeria: Fiat Mobi 2023
Hatches Compactos I | ||||||||
POS. | MODELO | JAN/23 | DEZ/22 | JAN/22 | % JAN 23 | % DEZ 22 | VARIAÇÃO JAN/DEZ | VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | FIAT MOBI | 4208 | 7258 | 2527 | 55,94% | 58,80% | -42,02% | 66,52% |
2º | RENAULT KWID | 3307 | 5083 | 3180 | 43,96% | 41,18% | -34,94% | 3,99% |
3º | CAOA CHERY ICAR | 5 | 3 | 0 | 0,07% | 0,02% | 66,67% | - |
4º | VW UP! | 3 | 0 | 1 | 0,04% | 0,00% | - | 200,00% |
|
| 7523 | 12344 | 5708 | 100,00% | 100,00% | -39,06% | 31,80% |
Já entre os modelos intermediários, o Chevrolet Onix (7.162), em alta de quase 38% frente ao ano anterior, repetiu a posição de honra de dezembro e novamente com boa margem em relação ao Hyundai HB20 (4.840), numa disputa que promete se repetir durante todo o ano. O Fiat Argo (4.282), quarto no ranking anterior, completou o pódio com alta de 60% nos últimos doze meses.
Vice em dezembro, o agora aposentado VW Gol (3.387) caiu para 4º. De volta ao top 5 após longo período, o recém-reestilizado Polo emplacou 2.115 unidades. Bem próximo do VW, o Toyota Yaris (2.072) completou doze meses seguidos acima das 2 mil unidades. Numa disputa acirradíssima pela 7ª posição, vitória do Citroën C3 (1.488) sobre o Honda City Hatch (1.442).
O início de ano não foi dos melhores para o Peugeot 208 (1.201), que teve seu desempenho mais fraco desde maio de 2021 (1.141). Para o Sandero, a situação também não foi boa: com apenas 488 unidades, o Renault não vendia tão pouco desde outubro daquele mesmo ano (424).
Hatches Compactos II | ||||||||
POS. | MODELO | JAN/23 | DEZ/22 | JAN/22 | % JAN 23 | % DEZ 22 | VARIAÇÃO JAN/DEZ | VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | CHEVROLET ONIX | 7162 | 9511 | 5202 | 25,12% | 20,48% | -24,70% | 37,68% |
2º | HYUNDAI HB20 | 4840 | 6970 | 5634 | 16,98% | 15,01% | -30,56% | -14,09% |
3º | FIAT ARGO | 4282 | 6737 | 2674 | 15,02% | 14,50% | -36,44% | 60,13% |
4º | VW GOL | 3387 | 9166 | 3435 | 11,88% | 19,73% | -63,05% | -1,40% |
5º | VW POLO | 2115 | 2887 | 253 | 7,42% | 6,22% | -26,74% | 735,97% |
6º | TOYOTA YARIS | 2072 | 3221 | 955 | 7,27% | 6,93% | -35,67% | 116,96% |
7º | CITROËN C3 | 1488 | 3271 | 1 | 5,22% | 7,04% | -54,51% | 148700,00% |
8º | HONDA CITY HATCH | 1442 | 1507 | 2 | 5,06% | 3,24% | -4,31% | 72000,00% |
9º | PEUGEOT 208 | 1201 | 1787 | 1988 | 4,21% | 3,85% | -32,79% | -39,59% |
10º | RENAULT SANDERO | 488 | 1365 | 607 | 1,71% | 2,94% | -64,25% | -19,60% |
11º | JAC E-JS1 | 23 | 20 | 30 | 0,08% | 0,04% | 15,00% | -23,33% |
12º | FIAT UNO | 6 | 6 | 622 | 0,02% | 0,01% | 0,00% | -99,04% |
13º | FIAT PALIO | 1 | 2 | 0 | 0,00% | 0,00% | -50,00% | - |
14º | VW FOX | 1 | 1 | 23 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | -95,65% |
|
| 28508 | 46451 | 21426 | 100,00% | 100,00% | -38,63% | 33,05% |
Entre os modelos mais sofisticados, o Nissan Leaf (80) repetiu uma liderança que só havia conquistado em dezembro de 2021. Preferido nos dois últimos meses, o Mini Cooper (49) foi o 2º colocado, com o Audi A3 (32) completando o pódio. Destaque negativo para o Chevrolet Cruze Sport6 (25), que não tinha um resultado tão ruim desde fevereiro de 2012 (27), quando registrou seus primeiros emplacamentos no país.
Hatches Premium | ||||||||
POS. | MODELO | JAN/23 | DEZ/22 | JAN/22 | % JAN 23 | % DEZ 22 | VARIAÇÃO JAN/DEZ | VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | NISSAN LEAF | 80 | 6 | 41 | 37,04% | 2,55% | 1233,33% | 95,12% |
2º | MINI COOPER/JCW | 49 | 89 | 77 | 22,69% | 37,87% | -44,94% | -36,36% |
3º | AUDI A3 | 32 | 7 | 48 | 14,81% | 2,98% | 357,14% | -33,33% |
4º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 25 | 68 | 21 | 11,57% | 28,94% | -63,24% | 19,05% |
5º | BMW i3 | 9 | 37 | 12 | 4,17% | 15,74% | -75,68% | -25,00% |
6º | FIAT 500E | 8 | 6 | 19 | 3,70% | 2,55% | 33,33% | -57,89% |
7º | BMW SÉRIE 1 | 5 | 15 | 0 | 2,31% | 6,38% | -66,67% | - |
8º | CHEVROLET BOLT | 4 | 2 | 1 | 1,85% | 0,85% | 100,00% | 300,00% |
9º | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 2 | 5 | 3 | 0,93% | 2,13% | -60,00% | -33,33% |
10º | VW GOLF | 2 | 0 | 0 | 0,93% | 0,00% | - | - |
|
| 216 | 235 | 222 | 100,00% | 100,00% | -8,09% | -2,70% |
Fonte: Fenabrave