Nesta edição do Semana Motor1.com tivemos acontecimentos que já eram esperados e também algumas mudanças lá fora de modelos que estão, ou estarão no Brasil. O destaque fica para a Chevrolet Montana, que finalmente teve os detalhes completos de preços, versões e equipamentos revelados.
Diretamente da Ásia, começaram os rumores de quando deve chegar o SUV compacto da Toyota que será derivado do novo Yaris e a novidade é aguardada para o Brasil. Na China, o Volkswagen Taos ganhou nova cara, enquanto no Brasil o Voyage se despediu de vez. Por último, o Nissan Sentra chinês também mudou.
Após uma espera que parecia não acabar, a Chevrolet finalmente revelou todos os preços, versões e equipamentos de série da nova geração da Montana. A linha começará na versão 1.2 turbo LS manual, de R$ 116.890. Ela já tem controle de estabilidade, ar-condicionado, trio elétrico, 6 airbags e controle de estabilidade.
Uma acima, a Montana 1.2 turbo LT manual custa R$ 121.990 e acrescenta itens como rack de teto, rodas de 16 polegadas e câmera de ré, entre outros. A versão LTZ 1.2 turbo automática permanece custando R$ 134.490, contando ainda com rodas de 17 polegadas, detalhes cromados, volante com ajuste de altura e profundidade, chave presencial e piloto automático. A Premier 1.2 turbo automática sai por R$ 140.490 e tem faróis de LED, alerta de ponto cego, carregador por indução e ar-condicionado digital.
Há anos se alimenta o rumor de que a Toyota fabricaria um SUV compacto no Brasil. Rumores que ficaram mais fortes após a apresentação de uma nova geração do Yaris sedã na Ásia. Agora, a mídia de lá especula que a novidade deverá ser apresentada para os mercados asiáticos em meados do segundo semestre.
Enquanto não se espera que o modelo chegue no Brasil antes do final de 2024, o SUV do novo Yaris pode ser o produto que faltava na linha nacional da Toyota. Na Ásia, deverá usar a plataforma DNGA como o sedã, o que significa ter opções tanto 1.5 aspirada quanto eletrificadas também.
O Volkswagen Tharu, versão chinesa do nosso Taos, ganhou uma mudança visual por lá. Mais focada na dianteira, trouxe faróis maiores e divididos pelas luzes diurnas, além de novo parachoque e grade mais larga. Mas a frente é exatamente o que já diferenciava o Tharu do Taos, então o nosso SUV deve ter uma solução diferente futuramente.
O que realmente nos dá pistas é a traseira com lanternas interligadas e totalmente iluminadas e o painel com tela de 12 polegadas destacada para a central multimídia. O motor do Tharu pode ser 1.5 turbo de 160 cv ou 2.0 turbo, ambos com câmbio de dupla embreagem e o último contando com opção de tração integral.
A produção do Volkswagen Voyage havia terminado no final de 2022, mas as últimas unidades ainda estavam nas lojas e o carro aparecia no site da empresa. Agora, nem isso acontece mais. O Voyage de fato deixou o mercado brasileiro. Mas o fez com gosto, sendo o terceiro sedã compacto mais vendido de janeiro, superando até o Hyundai HB20S.
Na China, o Nissan Sentra é chamado de Sylphy. Enquanto no Brasil o sedã deve estrear na atual geração ainda em 2023, no mercado chinês, circula desde 2019 e recebeu mudanças no visual. A grande mudança por fora foi deixar de lado a grade em V por uma solução com filetes horizontais. Por dentro, recebeu uma multimídia maior.
As opções de motor não mudaram. O 1.6 aspirado de 135 cv e combinado a um câmbio automático CVT permanece. O mesmo ocorreu com o híbrido E-Power, que tem um motor de combustão interna apenas como gerador para um motor elétrico de 136 cv. Como o nosso Sentra será importado do México, não da China, tais mudanças não devem afetar o nosso carro.
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