Trailers e campers ainda não são tão procurados assim no Brasil, mas a situação é bem diferente na Europa, onde a moda agora é ter picapes convertidas ao adicionar um Os carros de aventura off-road estão cada vez mais na moda, e a verdade é que, além das vans usuais, as caminhonetes também são uma base ideal para fixar um módulo vivo no lugar do compartimento de carga traseiro para transformá-los em modelos de caravanas off-road altamente capazes.
O exemplo que lhe trazemos hoje é o trabalho da empresa japonesa Direct Cars, que criou o BR75 SUV Adventure Camper e é baseado na Toyota Hilux GR Sport, a versão mais esportiva da picape média nipônica. Como você pode ver, é uma preparação muito, muito completa.
Manteve a cabine dupla, mas a caçamba deu espaço para um grande caixote que funciona como módulo para a casa, aumentando bastante o balanço traseiro, além do teto bem mais alto. Tem uma passagem dos bancos traseiros direto para o habitáculo e, segundo a empresa, tem espaço o suficiente para dois adultos e duas crianças dormirem.
Tem algumas soluções bem curiosas para aproveitar o espaço ao máximo. Logo acima da entrada próxima dos bancos traseiros está uma cama suspensa de 1,60 metros de comprimento e que aguenta o peso de duas crianças. Para os adultos, é possível transformar a área dos sofás em uma cama dupla de 2,3 metros.
No interior há um ambiente luxuoso, graças a muitos painéis de madeira ou iluminação ambiente, com bancos laterais, uma mesa rebatível ou um telhado levantado que permite a entrada de luz natural no interior, mas também permite que os ocupantes fiquem em pé.
Não faltam compartimentos de armazenamento ou janelas laterais, que também trazem luz para dentro da cabine. Na parte traseira há uma segunda área, com piso à prova d'água, onde há um chuveiro, um lavatório e um espelho. Até um ar-condicionado de uso residencial.
Os vários sistemas na área de moradia, alimentados por uma bateria secundária de 200 Ah (recarregada pelo movimento da picape e também graças aos painéis solares de 200W), podem ser controlados a partir de uma tela sensível ao toque. O veículo também está equipado com dois tanques de água, 85 e 20 litros, mais um terceiro tanque de água cinza de 45 litros.
Curiosamente, a empresa japonesa ainda reaproveitou a caçamba para criar uma estrutura para ser rebocada, servindo como bagageiro.
Em termos de preço, estamos falando de 10.980.000 ienes (R$ 440.591) para a versão baseada na Hilux mais básica, e 12.450.000 ienes (R$ 499.578) no caso da Hilux GR Sport. Enquanto no Brasil a picape usa o 2.8 turbodiesel de 224 cv, a versão japonesa tem um 2.4 turbodiesel de somente 150 cv.
Fonte: CarScoops
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