Depois de um tempo com vendas escassas no Brasil por conta de faltar carro nas concessionárias, o Nissan Versa 2023 volta às lojas. O sedã estava quase ausente em terras tupiniquins devido a problemas com sua produção no México, isso por culpa da falta de componentes que assola toda a indústria de 3 anos para cá. Mas agora tudo vai normalizando e a marca japonesa fez questão de dizer que o Nissan Versa está para jogo novamente.
O novo Nissan Versa 2023 não tem novidades visuais, o que significa que seu desenho é o mesmo de seu lançamento. Isso não é de todo ruim, pois seu design continua um dos mais acertados do segmento. Porém, vale lembrar que o sedã compacto já ganhou um leve facelift na dianteira no mercado mexicano, onde começou a ser produzido em dezembro.
Segundo a Nissan, o Versa com facelift certamente vai sim desembarcar no Brasil só que, como previsto, não revelou quando isso vai ocorrer. A julgar pela produção já iniciada no México e pelo tempo de mercado do sedã por aqui, que foi lançado em 2020, apostamos que o novo Versa deverá chegar atualizado já no último trimestre de 2023 já como linha 2024. Mas assim como Sentra atrasou, isso facilmente pode ocorrer também com o sedã compacto.
Voltando ao Versa 2023, a Nissan o atualizou em alguns pontos invisíveis ao consumidor, mas que tem sua importância. O sedã teve sua carroceria reforçada com peças adicionais e maior espessura, com o uso de aço de alta resistência, melhoria que culminou numa melhor dinâmica para o sedã, segundo a marca japonesa. Além disso, a suspensão traseira traz novos suportes e sistemas de fixação, enquanto o ângulo do cáster ficou 30% maior, o que acaba melhorando a resposta da direção em curvas. Em resumo, a marca afirma que a suspensão atualizada ajuda o carro a ter 15% a menos de inclinação da carroceria.
Na lista de equipamentos, há poucas novidades. O destaque é o carregador sem fio de celular que chega para a versão mais cara Exclusive, enquanto a variante Sense recebeu faróis de neblina, faróis halógenos com luz diurna e com função “Follow me Home” (ficam acesos após um tempo depois do carro ser trancado). Um recurso que chegou para todas as versões foi o sinal de para de frenagem de emergência.
O motor 1.6 16V flex continua, mas foi modificado para atender as exigências do Proconve L7. Assim o Versa ficou igual ao Kicks nas especificações, ao ter sua potência reduzida de 114 cv para 113 cv, enquanto o torque foi de 15,5 kgfm para 15,3 kgfm, isso quando abastecido com etanol. Quando abastecido com gasolina, o Versa entrega 110 cv e 15,2 kgfm, sempre com câmbio automático CVT em todas as versões.
A configuração Sense manual saiu de linha por conta da baixa procura. A Nissan chegou a divulgar o mix de vendas do sedã entre abril de 2022 e janeiro de 2023: o Sense respondeu por 19% dos emplacamentos, o Advance por 39% e o Exclusive por 42%. As vendas do Versa em 2022 não foram muito boas, já que ele emplacou somente 5.662 unidades ao longo de 12 meses.
Para efeito de comparação, o Chevrolet Onix Plus foi o líder no ano passado com 75.243 unidades, com 31,09% de participação no segmento. O Versa fechou 2022 com 2,34% de participação mas, segundo Rogério Louro, diretor de comunição da Nissan, a meta é chegar aos 5%. Algo bem possível, já que o VW Voyage saiu de linha e sozinho detinha 14,85% de participação, algo que vai diluir para a concorrência.
Boa novidade é que o Versa ficou um pouco mais barato na versão de entrada Sense, que passou de R$ 101.330 para R$ 100.690 (R$ 640 de desconto). Valor que o coloca como um dos sedãs automáticos mais baratos do mercado, ficando atrás do Toyota Yaris Sedan (R$ 96.490), Fiat Cronos Drive 1.3 (R$ 98.990) e Chevrolet Onix Plus AT Turbo (R$ 100.550).
A Nissan ainda afirma que “acredita muito nos sedãs no Brasil”, com Louro dizendo que o “Versa é um carro muito forte” no segmento. Tanto que todos os modelos importados do México vendem rapidamente nas concessionárias, com público sendo em sua maioria no varejo.
Versa Sense CVT (R$ 100.690): ar-condicionado, direção elétrica, chave presencial para acesso e partida, partida por botão, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, faróis de neblina, piloto automático, rádio AM/FM com Bluetooth, faróis halógenos com luz diurna, rodas de aço aro 15 com calotas, sensor de estacionamento, assistente de partida em rampas e apoio de braço para o motorista.
Versa Advance CVT (R$ 109.370): itens da versão Sense SVT e mais rodas de liga-leve de 16 polegadas, faróis com acendimento automático, quadro de instrumentos parcialmente digital, câmera de ré e central multimídia com tela de sete polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, retrovisores com luzes de seta e alerta de esquecimento de objetos no banco traseiro.
Versa Exclusive CVT (R$ 121.690): itens da Advance CVT, somando também rodas de liga-leve de 17 polegadas, ar-condicionado digital, bancos de couro, carregador de celular por indução (sem fio), faróis de LED, luz diurna de LED, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, alerta de tráfego cruzado, detector de objetos em movimento, alerta de ponto cego e câmera com visão 360 graus e volante com revestimento em couro sintético.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Aqui por R$ 113 mil, Nissan Versa é o carro mais barato dos EUA
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Nissan suspende venda do Versa Advance 2025 para público PcD
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Nissan Versa 2025 tem aumento de preço em quase toda linha; veja tabela
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Com Versa e Frontier, Nissan lidera vendas no México em junho