A expectativa pelo SUV compacto que a Toyota irá produzir e vender no Brasil é bem grande, pois a marca é uma das poucas que não tem um concorrente no segmento. Após muito tempo de espera, finalmente iremos conhecer os primeiros detalhes no 2º semestre, quando será revelado na Tailândia. Será construído com a plataforma DNGA, a mesma usada pela nova geração do Yaris e contará com uma versão híbrida.
As informações são da publicação tailandesa Headlightmag.com, que aponta que a Toyota apresentará o novo SUV compacto entre o 3º e o 4º trimestre. O projeto é conhecido como D03B e foi feito para mercados emergentes, assim como o Yaris vendido no Brasil (vendido na Ásia como Yaris ATIV). Por enquanto, o site chama o carro de Yaris Crossover por conta do parentesco, porém não deve utilizar este nome na versão final.
A Toyota utilizará a arquitetura DNGA (Daihatsu New Global Architecture), uma base feita pela Daihatsu para carros mais baratos e que tem diversos princípios semelhantes aos da TNGA. Um dos pontos principais é que ela está pronta para eletrificação e esta será uma aposta importante.
De acordo com a Headlightmag.com, este SUV compacto terá uma versão 1.5 híbrida com o sistema chamado “e-Smart”. Tem o mesmo princípio do e-Power da Nissan, utilizando o motor a combustão somente como gerador de energia para as baterias, enquanto o carro é movido de fato por um propulsor elétrico. A tecnologia é usada pelo Daihatsu Rocky e o Toyota Raize, dois utilitários vendidos na Ásia.
Não será a única opção de motorização, pois a mídia tailandesa aponta que terá o motor 1.5 aspirado, combinado a um câmbio CVT. Se for o mesmo conjunto que equipa o Yaris na Indonésia, terá 106 cv e 14 kgfm de torque, trabalhando com uma transmissão automática do tipo CVT. Por compartilhar peças com o Yaris, deve adotar uma suspensão independente do tipo MacPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
Aqui no Brasil, o carro é chamado de Projeto D90B e estava em uma fase de cotação de peças com os fornecedores. A estreia global em 2023 não significa que vai chegar este ano por aqui, pois nossas fontes apontam que deve iniciar a produção nacional somente em dezembro de 2024. A fabricante ainda nem anunciou o investimento para montar o carro no país e, neste momento, prepara-se para lançar a reestilização do Corolla, prevista ainda para o 1º semestre. Se a Toyota correr, poderá ser o primeiro SUV compacto híbrido nacional e só não será o 1º da categoria nas lojas porque existe o Lexus UX.
Projeção: KDesign
Fonte: Headlightmag.com
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